UFRJ publica resolução para gestão do portfólio de tecnologias em Propriedade Intelectual.

A universidade Federal do Rio de Janeiro publicou a Resolução para gestão do portfólio de tecnologias em Propriedade Intelectual, que tem como objetivo avaliar a manutenção das patentes de invenção, patentes de utilidade (tecnologias que aprimoram um processo ou produto), desenhos industriais, softwares ou marcas. A resolução permitirá a UFRJ avaliar quais ativos ficarão em sua base de informações e banco de patentes enquanto proteção.

A avaliação para manutenção dos ativos será realizada pela Agência UFRJ de Inovação e pelo Comitê UFRJ de Inovação e levará em consideração questões relacionadas ao estágio de desenvolvimento da pesquisa; custos e benefícios associados à proteção legal; relação entre o tempo transcorrido desde o pedido até o término da proteção; perspectivas quanto à introdução ao mercado; entres outras questões.

A resolução permitirá a UFRJ analisar os ativos de forma mais criteriosa, otimizar o direcionamento dos recursos financeiros e técnicos, ter mais perspectivas quanto à continuidade da pesquisa e ter manifestações assertivas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

Veja a resolução completa AQUI.