Solenidade marca lançamento da InovaUFRJ

A transformação do conhecimento produzido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em inovação recebeu um reforço importante: a InovaUFRJ, antiga Agência UFRJ de Inovação.

A solenidade de lançamento da nova fase da entidade aconteceu na última quarta-feira (26/10/22) e contou com a presença da reitora da UFRJ, Denise Carvalho e de seu vice-reitor, Carlos Frederico Rocha; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Denise Freire; da diretora da InovaUFRJ, Kelyane Silva; do diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Vicente Ferreira; dentre outras autoridades, pesquisadores (as) e agentes da universidade. O evento aconteceu no prédio da InovaUFRJ, localizado no Parque Tecnológico.

Da esquerda para a direita: Ivana Bentes, Kelyane Silva, Denise Carvalho. Denise Freire, Vicente Ferreira e Carlos Frederico Rocha.

A transição para InovaUFRJ reflete um momento de reestruturação da entidade e espelha o compromisso de conectar e integrar todo o ecossistema de inovação que move a universidade. É um passo na mesma direção da UFRJ, cuja atuação envolve, cada vez mais, iniciativas no sentido de fomentar a inovação.

“Mesmo que nós tivéssemos 100% de pessoas com ensino superior nesse país, não conseguiríamos nos desenvolver sem inovação. Sem que as universidades interagissem com as empresas, com o setor produtivo que leva o produto para a sociedade”, frisou, durante o evento, a reitora.

A reestruturação traz uma Inova mais ativa e de portas abertas para apoiar a inovação na UFRJ, sendo fundamental a atuação conjunta e integrada com os demais atores de inovação da universidade, bem como com a comunidade acadêmica e parceiros. Esse objetivo foi reforçado pela fala de Denise Carvalho na solenidade.

“A UFRJ vai ter um ecossistema de inovação com o Parque Tecnológico, sem dúvida nenhuma, sendo o protagonista. Mas com uma agência que, a partir de agora, passa a se chamar InovaUFRJ e que vai, junto com o Parque, fazer com que haja uma ligação cada vez mais capilarizada entre a ponta – os laboratórios, as salas de aula, as atividades nas comunidades, na sociedade em geral –com as empresas que estão dento e fora do Parque”, disse a reitora.

A InovaUFRJ pretende traduzir as inovações da universidade em soluções que tornam o mundo um lugar melhor. Para isso, vai atuar junto de toda a comunidade da universidade e incentivar a realização de mais parcerias, prestações de serviços especializados e o desenvolvimento de inovações. Combinar tecnologias com licenciados e investidores requer experiência, recursos e redes de negócios eficazes.

Trata-se de um salto para se tornar referência em transferência de tecnologia no país, como reforçou a diretora da entidade. “A gente precisa fazer essa transposição daquele conhecimento dentro da universidade para a sociedade. É esse o papel da InovaUFRJ. Queremos uma agência de transferência de tecnologia, de conhecimento para toda a sociedade. Vamos integrar os projetos que são desenvolvidos dentro dos laboratórios com todo o ecossistema de inovação, desenhar, fazer modelagem e estruturar uma forma mais agressiva para buscar empresas e parceiros para que essa tecnologia seja apropriada em benefício da sociedade”, explicou Kelyane Silva.

Para a diretora da InovaUFRJ, é de grande importância fomentar a inovação dentro das universidades. “A inovação, por natureza, necessita de conhecimento cumulativo, e neste cenário as universidades são celeiros de geração de novos conhecimentos e aprendizagens. A UFRJ se destaca como a universidade mais inovadora. Temos excelência acadêmica e precisamos, cada vez mais, transformar e mover o conhecimento gerado nos muros acadêmicos para a sua aplicação social, proporcionando desenvolvimento e bem-estar da sociedade” diz.