Universidade poderá compartilhar laboratórios com empresas e demais instituições de ciência e tecnologia

Com o objetivo de promover as relações entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e demais atores da sociedade, a universidade regulamentou o compartilhamento de infraestrutura e laboratórios para ações voltadas à inovação, o que já era autorizado pela lei de Inovação brasileira.  A resolução que amplia as possibilidades de parcerias no âmbito da UFRJ foi uma conquista da Agência UFRJ de Inovação e de todo o Ecossistema de Inovação da UFRJ.

A resolução nº 06/2021 que regulamenta o compartilhamento de laboratórios, equipamentos e demais Instalações com empresas e outras Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) ou pessoas físicas, inclusive por criador(a)/inventor(a)(es)(as) independente(s), em ações voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, é mais uma forma de promover a relação universidade-empresa. Para Kelyane Silva, coordenadora da Agência UFRJ de Inovação, a resolução vem para fortalecer ainda mais o ambiente de inovação da Universidade.

“Esta é mais uma iniciativa da UFRJ para estimular parcerias e para a difusão das capacidades da Universidade. A UFRJ possui um ecossistema de inovação robusto e uma infraestrutura de laboratórios de excelência disponível para aqueles interessados em realizar pesquisas e o progresso tecnológico. Quanto Agência, nosso papel é incentivar a implementação da política de inovação. Para as empresas, trata-se da oportunidade de fazer parte desse ambiente único onde o conhecimento se transforma em inovação. É bom para a UFRJ e é bom para a sociedade”, afirma.

O compartilhamento de infraestruturas já é uma realidade em muitas outras universidades do país e no mundo. O novo marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação tornou a legislação mais flexível e prevê que instituições de ciência e tecnologia compartilhem laboratórios com empresas mediante contrapartida financeira ou não financeira, inclusive participação em propriedade intelectual.

Segundo a Professora Denise Freire, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, essa resolução vem para regulamentar algo que já existia e que agora poderá ser feito trazendo uma melhor contrapartida para a UFRJ e dando mais oportunidades para empresas nascentes da própria universidade.

“Iniciamos uma nova etapa de ações que fortalece a política de inovação da UFRJ. A nossa universidade tem uma gama de laboratórios especializados e com equipamentos de última geração e que podem ser aproveitados e utilizados pela sociedade. Essa regulamentação abre um potencial de captação e geração de novas empresas, incluindo as empresas nascentes da UFRJ que muitas vezes precisam de infraestrutura e não possuem. Trata-se de um marco na história da inovação da UFRJ”, explica.

Considerada a universidade mais inovadora do país, segundo o Ranking Universitário da Folha, e eleita a melhor universidade federal do país pelo QS Latin America 2022, um dos mais respeitados rankings acadêmicos, a UFRJ tem seu corpo social composto por mais de 65 mil estudantes e 4 mil docentes. Estimular a expansão e aplicação do conhecimento gerado da universidade em produtos, processos e serviços inovadores capazes de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do país é dever da UFRJ por meio da sua Agência de Inovação. O compartilhamento de laboratórios vem para beneficiar toda a sociedade.

Leia a resolução na íntegra aqui Resolução_06_de_2021.pdf (ufrj.br)