Cannabis medicinal: UFRJ desenvolve kit para auxiliar pacientes que fazer uso terapêutico do canabidiol

O Laboratório de Síntese e Análise de Produtos Estratégicos (Lasape) do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu um kit que diferencia as Cannabis medicinais daquelas proibidas por lei no Brasil. A diferenciação em óleos, folhas secas ou frescas se dá com a detecção dos teores de canabidiol (CBD) e de tetrahidrocanabinol (THC).

O objetivo é auxiliar os pacientes que fazem uso terapêutico do CBD, de modo a comprovar que a concentração desse tipo de canabinóide é maior que a de THC, este caracterizado por efeitos psicoativos.

A patente do kit está sendo comercializada pela Agência UFRJ de Inovação, instituição que integra o ecossistema de inovação da universidade junto com o Parque Tecnológico da UFRJ, os Inovas e as incubadoras de empresas.

O kit desenvolvido na universidade foi disponibilizado para uso para a perícia criminal da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Alguns medicamentos à base de CBD são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, legais no país.

O kit funciona da seguinte forma: quando o teor de THC é maior, o detector fica azul em 30 segundos; quando a concentração de CBD é maior, a coloração violeta surge entre cinco e sete minutos.

“Criamos esse kit para dar segurança terapêutica aos pacientes. Para que eles usem o medicamento de forma segura, com CBD majoritário, além de liberar as plantações de cannabis medicinal”, explica o professor do Instituto de Química da UFRJ e coordenador do Lasape, Claudio Cerqueira Lopes.

Estudos mostram que o uso do canabidiol apresenta resultados substanciais contra os efeitos de diversas doenças, como ansiedade, insônia, depressão, inflamações, doenças reumáticas, epilepsia, autismo, glaucoma, efeitos do câncer, doença de Alzheimer, Mal de Parkinson, Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), esclerose múltipla e fibromialgia.

Saiba mais sobre medicamentos à base de CBD aprovados pela Anvisa.

NOTA: em virtude de sugestões pertinentes de seguidores e seguidoras das nossas mídias sociais, reformulamos esse texto com embasamento e validação do professor Claudio Cerqueira, responsável pelo desenvolvimento do kit. Ressaltamos que a Agência de Inovação é a favor de uma sociedade progressista, e que estamos sempre abertos a sugestões, ao diálogo e a aprendizados.