Inyaga, incubadora de negócios de impacto socioambiental da UFRJ, lança primeiro edital de seleção

A Inyaga, incubadora de negócios de impacto social e ambiental da UFRJ, lança o primeiro edital para a seleção de negócios de base tecnológica e/ou socioambiental. Sediada no Parque Tecnológico da UFRJ, a incubadora selecionará até quatro (4) propostas na modalidade empreendimento associado. As propostas podem advir tanto da UFRJ quanto da sociedade em geral. Para ler o edital e se inscrever, clique aqui.

Serão selecionados negócios sociais que gerem impacto, valor agregado e efeitos multiplicadores no seu entorno, envolvendo, dentre outras atividades, especialmente aquelas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 6 – Água potável e saneamento;
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura;
ODS 10 – Redução das desigualdades;
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis e
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima

A Inyaga oferecerá apoio na adequação do modelo de negócios e/ou plano de aplicação de recursos e na revisão dos produtos e serviços propostos. Alguns exemplos de suporte que a incubadora fornecerá são:

a) Mentoria e aconselhamento – orientação especializada em áreas como gestão, finanças, marketing, estratégia e impacto social e ambiental.
b) Apoio na captação de recursos e financiamento – apoio para acessar recursos financeiros, como investidores de impacto, fundos de investimento social e programas de subsídios ou empréstimos específicos para negócios de impacto.
c) Capacitação e treinamento – oferta de programas de capacitação que ajudam os empreendedores a desenvolver habilidades essenciais para gerir seus negócios de forma eficiente e maximizar seu impacto social e ambiental.
d) Networking e conexões – facilitando o acesso dos empreendedores a uma rede de contatos relevantes, como outros empreendedores, investidores, parceiros estratégicos e potenciais clientes.
e) Promoção de negócios de impacto – promoção de eventos, workshops e competições que incentivem o desenvolvimento de ideias e negócios de impacto.
f) Acesso ao ecossistema de inovação da UFRJ;
g) Acesso a descontos em programas de capacitação e outros serviços da UFRJ;
h) Uso dos espaços compartilhados do Parque Tecnológico da UFRJ (PTEC – UFRJ), conforme regulamentos internos de cada espaço.

Sobre a Inyaga

A Inyaga, que significa “Nossa Terra” em Ka’apor, língua indígena pertencente à família Tupi-Guarani, é uma iniciativa da FACC- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ. O principal objetivo da nova incubadora é contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social e ambiental do país, por meio do apoio a empreendimentos sociais que gerem impacto e valor agregado ao entorno.

A incubadora chega em sinergia com o ecossistema de inovação da universidade, que hoje conta com a Inova UFRJ, o Parque Tecnológico, o Sistema Inova, mais de 1.400 laboratórios e as demais incubadoras. A universidade tem colocado a inovação como uma das pautas centrais da gestão da UFRJ, entendendo a importância estratégica que o tema merece e ciente da capacidade instalada e do capital intelectual fortemente preparado para traçar mudanças significativas, mesmo em cenários de limitações orçamentárias. É exatamente nestas situações que as inovações e o olhar estratégico para a sustentabilidade demonstram as suas potencialidades.

Localizada dentro do Parque Tecnológico da UFRJ – especificamente em um dos cubos externos da Inovateca –, a incubadora conta com uma gestão compartilhada que engloba as expertises da FACC na capacitação de profissionais e na gestão de organizações e do Parque no apoio à infraestrutura e modelagem de instrumentos de impacto para o desenvolvimento institucional da universidade no campo do empreendedorismo e da inovação.