Inova UFRJ tem nova direção

A Inova UFRJ passa a ter, a partir de julho, uma nova administração. A médica Daniela Uziel, professora da Universidade, assume a direção do órgão, e irá gerir a política institucional de inovação da instituição e todo o processo de obtenção de patentes de tecnologias e invenções de professores e alunos, em substituição a Kelyane Silva.

Formada pela própria UFRJ, Daniela também é mestre e doutora em biofísica e políticas públicas pela casa, onde leciona como professora na Faculdade de Farmácia. Desde 2019 atua como coordenadora de inovação do Centro de Ciências da Saúde e integra o Comitê de Inovação da Universidade Federal.

“Precisamos ter criatividade, articulação e senso crítico para gerar oportunidades para a UFRJ mostrar seu potencial na inovação, o que impacta diretamente a sociedade”, defendeu.

Com experiência há mais de uma década no empreendedorismo acadêmico de alta tecnologia e geração de iniciativas de vanguarda, Daniela afirma que sua participação em outros departamentos responsáveis por novas ideias, pesquisas e criações dentro UFRJ foi fundamental para estar preparada para assumir a direção da Inova.

“Sempre é um desafio assumir algo novo, e é uma responsabilidade maior a de estar à frente deste ecossistema. Mas entendo que minha indicação para a Inova é também o reconhecimento do trabalho que venho realizando na inovação nesses últimos anos e isso é muito bom”, disse a nova diretora.

De acordo com Daniela, a UFRJ, pelo tamanho de seus corpos docentes e discentes, é muito diversa, recebendo tanto pesquisadores de longa data com um grande número de patentes, quanto pessoas que ainda estão começando suas trajetórias nos campos da inovação. Por seu histórico de atuação, a nova diretora acumula dados internos sobre criação de startups, geração de propriedade intelectual e afins que irão facilitar o planejamento de novas ações.

Ela acredita que estes dados vão permitir dar ênfase específica de acordo com cada demanda, levando em consideração os focos internos da Inova. Daniela destaca também o compromisso com as atividades externas do Núcleo, aprimorando a interação e os laços com governo, organizações da sociedade civil e empresas.

“Com base em dados, pretendo também fortalecer a transição da postura reativa para a proativa, já iniciada na gestão anterior, unindo atores internos e externos à instituição”, completou Daniela.

Defensora do compromisso com o bem público, a professora afirma que a Inova tem a função de clarificar o papel da inovação e da pesquisa, contribuindo para seu fomento e o seu retorno para a população.

“Já há muito tempos eu defendo a ideia de que a universidade pública produz conhecimento, mas seu papel na sociedade vai muito além. E a Inova é uma ponte para mostrar este papel tão importante que a UFRJ pode ter no desenvolvimento econômico do país”, exaltou.