Agência lança “Tramita Fácil UFRJ”

Tempo não é só dinheiro. Métodos ágeis permitem que o progresso se antecipe e que ideias e projetos transformadores beneficiem mais rapidamente a sociedade. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conta agora com o “Tramita Fácil UFRJ”, plataforma que reduz tempo, burocracia e chances de erro nos processos, com instituições públicas ou privadas, em prestação de serviços técnicos-científicos especializados.

Desenvolvido pela Agência UFRJ de Inovação em parceria com o Parque Tecnológico e apoio da Gerência de Contratos e Acordos de Parceria da Universidade, o “Tramita Fácil UFRJ” e suas funcionalidades foram apresentados recentemente aos Diretores das unidades e Decanos da Universidade.

“Em um mundo cada vez mais digital e ágil, é preciso se modernizar, antecipar e buscar meios de facilitar a vida e o desenvolvimento de ferramentas que cumpram esse propósito. O “Tramita Fácil” é justamente isso, uma plataforma que vai automatizar e ajudar a todos”, destaca a coordenadora da Agência UFRJ de Inovação, Kelyane Silva.

Na verdade, o “Tramita Fácil UFRJ” está de acordo com resolução do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) da Universidade, de julho do ano passado, que estabeleceu procedimentos para tramitação de processos administrativos em prestação de serviços voltados à inovação e à pesquisa científica e tecnológica. Responsável pela promoção de parcerias entre empresas e a UFRJ, de modo que o conhecimento produzido na instituição chegue à sociedade através de produtos, tecnologias e serviços, e pela difusão da inovação na universidade, a Agência avaliou, no ano passado, cerca de 300 processos de parcerias, prestação de serviços e sobre questões relacionadas a propriedade industrial.

Em 2021, aliás, ações implementadas pela Agência com foco em eficiência e resultados deram mais celeridade à análise e emissão de pareceres, sendo necessário apenas três dias atualmente, ante aos 11 dias no início do ano passado. Ainda assim, quase metade dos projetos necessitavam de ajustes, por estarem com a documentação incompleta ou não cumprirem o trâmite necessário. O “Tramita Fácil UFRJ” vem para acelerar o estabelecimento da relação universidade-empresa em instrumentos contratuais da UFRJ.

Sobre a Agência de Inovação da UFRJ

A Agência UFRJ de Inovação é o núcleo de inovação tecnológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre suas atribuições, estão a difusão da Inovação em toda a Universidade, a proteção do conhecimento gerado na UFRJ, a transferência e licenciamento de tecnologias, e a articulação de parcerias entre empresas e a UFRJ, de modo que o conhecimento produzido na instituição possa, de fato, chegar à sociedade.

Também é responsabilidade da Agência articular projetos inovadores nas áreas de Empreendedorismo e Inovação Social, promovendo convergências que mostram que a inovação pode acontecer em qualquer área de atuação e não apenas quando se fala
em tecnologia de ponta.

Considerada a universidade mais inovadora do país, segundo o Ranking Universitário da Folha, e eleita a melhor universidade federal do país pelo QS Latin America 2022, um dos mais respeitados rankings acadêmicos, a UFRJ tem seu corpo social composto por mais de 65 mil estudantes e 4 mil docentes. Estimular a expansão e aplicação do conhecimento gerado da universidade em produtos, processos e serviços inovadores capazes de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do país é dever da UFRJ por meio da sua Agência de Inovação. O compartilhamento de laboratórios – regulamentado pela universidade em 2021 com a participação da Agência – foi mais uma conquista que veio para beneficiar toda a sociedade.