UFRJ REALIZA IP DAY

No próximo dia 27 de abril, a Universidade Federal do Rio de Janeiro irá realizar o evento IP DAY UFRJ, em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Mundial, que este ano tem como foco a PI e os jovens que criaram inovações por um futuro melhor.

Organizado pela Agência UFRJ de Inovação, pelo Parque Tecnológico da UFRJ e pelo Sistema Inova UFRJ, em parceria com a WIPO – World Intellectual Property Organization, do USPTO – United States Patent and Trademark Office e do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o evento é gratuito e será realizado na Inovateca, das 10h às 13h.

A programação contará com exposição de tecnologias, debates, mini-cursos, palestras, debates, balcões de atendimento e a presença dos principais agentes presentes na Propriedade Intelectual do cenário nacional. O objetivo é difundir a relação que os jovens têm com a propriedade intelectual, com a inovação e com a criatividade. O evento é gratuito

Para Kelyane Silva, Coordenadora da Agência UFRJ de Inovação, o IP Day é um evento de extrema importância para o cenário nacional, e em especial para a UFRJ. “A propriedade intelectual está por todo o lado à nossa volta e neste dia, pretendemos aumentar a conscientização sobre a proteção de novos ativos como patentes, direitos autorais, marcas, softwares e desenhos industrial que impactam o nosso dia a dia. Além disso, este evento visa celebrar a criatividade e a contribuição de criadores e inventores alocados na nossa cidade universitária e em todo país. É uma forma de demonstrar as capacidades da UFRJ em forma de tecnologias e inovações desenvolvidas na nossa Universidade’, afirma.

Considerada melhor Universidade Federal do país pelo QS Latin America, realizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds em 2021 e uma das 250 melhores instituições de ensino do mundo e segunda melhor da América Latina, pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha, a UFRJ também foi eleita a universidade mais inovadora do Brasil, pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), confirmando a vocação da instituição para a inovação.

Celebrado no anualmente no dia 26 de abril, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, também nomeado World IP Day ou WIP-Day, foi estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) em 2000 para aumentar a conscientização sobre como patentes, direitos autorais, marcas e desenhos impactam a vida diária. O IP Day UFRJ pretende trazer a comunidade acadêmica para o debate e orientar alunos e pesquisadores sobre o tema.

Confira a programação completa:

Abertura:

Apresentação e abertura do evento IP Day com os principais agentes presentes na propriedade intelectual no cenário nacional.

Mesa de Abertura: Representantes da OMPI, INPI, USPTO, Reitoria da UFRJ, Agência de Inovação da UFRJ

Horário: 10h às 10:30

1. Painel Abertura:

Painel principal com a temática “Gêneros na Propriedade Intelectual” com jovens mulheres inventoras.

Moderadora: Kelyane Silva, coordenadora da Agência UFRJ de Inovação

Mesa Principal: Jovens Mulheres e Ações para o Futuro em Propriedade Intelectual – 02 Cases de Pesquisadoras jovens desenvolvedoras de tecnologias para o futuro – Formato de Pitch

Horário: 10:40h às 11:10h

1. Painel Investidores:

Painel com temática “Investidores e Propriedade Intelectual: como impulsionar novas tecnologias e disponibilizá-las ao mercado” com investidores de grande relevância nacional discursando sobre o avanço, desenvolvimento e impasses deste cenário.

Mesa Paralela:

Investimentos em PI: Como Apostar num Futuro Inovador?

Componentes da Mesa: Representantes, FINEP, FAPERJ, SEBRAE, Antera Gestão de Recursos e EqSeed.

Horário: 11:15h às 12h

1. Curso: Redação de patentes com dispositivos embarcados e implicações jurídicas em proteções internacionais

Luiz Ribeiro (LabEdge/NCE) e Prof. João Marcelo Assafim (FND)  – formato híbrido

Horário: 12h às 13h

1. Exposições: Stands e tecnologias demonstrativas fora e no interior do Inovateca

Haverá exposição de tecnologias desenvolvidas na UFRJ, pela Equipes de Competição UFRJ, empresas do Programa Dr. Empreendedor da UFRJ, tecnologias de pesquisadores (ventilador

mecânico, sistema de ruídos, entre outras).

• Stands Equipes de Competição
  • Stands de Startups da UFRJ: RioGen/ Grisea/ Potybá/ TolVeg/ Domisagem
  • Arena USPTO: Registro de Software nos EUA – 10h30min às 11h
  • Stand do INPI: Atendimento INPI Negócios
  • Stand de Tecnologias: Ventilador Mecânico para COVID-19; Simulador de Ruídos (Lavi); Sistema Virtual (Prof. Luiz Ribeiro)
  • Stand de atendimento dos INOVAS: Conheça os INOVAS da UFRJ

Realização de balcão de atendimento para sanar dúvidas sobre como se relacionar com a UFRJ por meio de parcerias e serviços técnicos especializados. Os atendimentos serão realizados por alunos da FND estagiários da Agência UFRJ de Inovação e pelos Coordenadores dos Inovas UFRJ.

• Stand Liga da Justiça: Alunos da FND.