Benzeno, tolueno e xilenos (BTX) são insumos vitais para a indústriapetroquímica. A presente invenção consiste em um processo de uma únicaetapa para a produção de bio-aromáticos, mais especificamente bio-BTX, quepodem também ser incorporados à gasolina ou ao querosene de aviação(QAV). A distribuição dos bio-aromáticos pode ser controlada pelo tipo deacetal de açúcar, pelo catalisador e pelas condições do processo. O processoconverte diacetais isopropilidênicos de açúcar misturados, como em um biopetróleo (patente número WO2015135046 A1, onde os acetais sãoproduzidos diretamente da biomassa de segunda geração, ouindividualmente (como o 1,2:3,5-di-O-isopropilideno-a-D-xilofuranose – DX).As condições da reação se dão na presença de hidrocarbonetosconvencionais à pressão atmosférica e no intervalo de temperatura de 300-550oC, em leito fixo (tempo de residência da ordem de alguns minutos) ou emleito fluidizado. Utiliza-se catalisadores ácidos de Brønsted ou Lewis comozeólitas, de forma geral na sua forma ácida. Os acetais são convertidos napresença de hidrocarbonetos, como por exemplo o n-hexano, e podem serconvertidos em concentrações ou proporções bastante elevadas em relaçãoà quantidade de hidrocarbonetos.
Mudança climática; Dificuldade de obter petróleo.
Processo de etapa única que possibilita a produção de biocombustível a partir de fontes renováveis e resíduos industriais, podendo ser incorporado à gasolina e ao querosene de aviação (QAV).
Sustentabilidade, possibilidade de utilizar resíduos do processo para obtenção de outros produtos, uso de fontes renováveis.
Pode ser usado juntamente com gasolina comum e/ou querosene de aviação (QAV).
Industrias Agroquímicas, Sucroalcooleiras, Petroquímicas com viés ambiental, Insumos e produtos químicos.