A presente solicitação de patente trata de uma rota de síntese inovadora para a obtenção de um copolímero marcado com iodo 123. As microesferas do polímero obtido com iodo radioativo podem ser utilizadas como agente embolizante. A rota de síntese é caracterizada por três etapas que são: (i) a iodação do ácido salicílico (AS) que foi utilizado como comonômero, produzindo o ácido salicílico iodado (ASI); (ii) a radioiodação do ASI através da troca isotópica, produzindo o ácido salicílico iodado radioativo (ASI*) e (iii) a polimerização em suspensão do comonômeroradioiodado (ASI*) com acetato de vinila (VAc), produzindo o copolímero PVAc co ASI*. Os resultados mostram que o AS, ASI e ASI* estão presentes nas extremidades das cadeias do poli(acetato de vinila) (PVAc). O pouco comonômero ligado a cadeia polimérica não inviabiliza sua aplicação médica, porque a quantidade de material radioativo utilizada é ínfima (cerca de 8 x 10-5Ci ou 2,96 x 106 Bq). De forma original, esta patente mostra que é possível obter microesferas radioiodadas produzidas por polimerização em suspensão dopadas com iodo 123, com dimensões na faixa micrométrica, que podem ser utilizadas como agentes embolizantes radioativos associados à técnica SPECT.
Dificuldade em mapear com precisão as áreas tumorais.
Síntese de um composto marcado com iodo 123 na forma de microesferas que podem ser utilizados como agentes marcadores que auxiliam no mapeamento de imagens de tumores através da técnica SPECT (Tomografia computadorizada por emissão de fóton único), que se mostra mais precisa que a TC (Tomografia Computadorizada) e a RM (Ressonância Magnética), além de dispensar o uso de angiografia. Além disso, há uma redução de iodo livre no corpo do paciente, diminuindo os riscos de exposição indesejada de radiação e imagens sem definição.
Mais rapidez no diagnóstico, prática clínica mais segura e precisa, diminuição dos riscos do paciente, imagens mais definidas, aumento da especificidade do produto final.
A associação do iodo 123 (um radioisótopo amplamente utilizado), PAV (agente marcador) já conhecido) e ácido salicílico (fármaco de uso estabelecido) de forma sinérgica.
Indústria de Radio farmacêutica.