PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ZEÓLITA COM RAZÃOSILÍCIO/ALUMÍNIO DE REDE CONTROLADA NA PRESENÇA DECOMPOSTOS DERIVADOS DE BIOMASSA, ZEÓLITA PRODUZIDAPELO MESMO E SEU USO.
A presente invenção trata-se de um processo de produção de zeólita com razão silício/alumínio de rede controlada na presença de compostos derivados de biomassa. Os objetivos da presente invenção são atingidos por meio da introdução de biomassa hidrolisada dentre os componentes comuns da rota de produção de zeólitas ZSM-5, antes da etapa de cristalização do presente processo. A invenção introduz ainda uma variedade de zeólitas produzida por meio desse processo, em particular uma zeólita ZSM-5 com razão silício/alumínio de rede entre 8 e 9, em que o alumínio é completamente incorporado a rede cristalina. É apresentado ainda o uso desta zeólita como semente para produção de zeólitas em larga escala.
Dificuldade da criação de zeólitas e alto custo de produção.
Processo de produção de zeólita sintética através de um processo simples e barato onde é possível atingir valores de SAR na ZSM-5 próximo a sua análoga zeólita natural, mutinaite, com a utilização de biomassa.
Menores custos de produção, obtenção de melhores zeólitas, processo de produção mais simples, alternativa sustentável com o reaproveitamento da biomassa (resíduo industrial).
Obtenção de zeólitas sintéticas com valores similares da sua análoga natural, sendo portanto superior aos obtidos pelos métodos convencionais.
Saneamento de água, indústria química, construção civil.