A criação dos INOVAS, no âmbito da Política de Inovação da UFRJ aprovada em 2021, passou a incentivar e fortalecer os ambientes institucionais de inovação, evidenciando seu importante papel como articuladores e conectores do fluxo de conhecimento, estimulando o surgimento e direcionando projetos com alto potencial de inovação em cada Centro para o Ecossistema de Inovação da UFRJ, gerando maior visibilidade para eventuais parceiros e aumentando as chances de concretização dos resultados obtidos dentro da Universidade.
Os INOVAS se situam no início do que se poderia chamar de “cadeia de valor acadêmica” e suas ações estão estreitamente alinhadas e articuladas com a Política de Inovação da Universidade (Resolução Consuni 08.2021). Atuam em etapas iniciais de identificação, de proteção e de eventual transferência de tecnologias resultantes de pesquisas conduzidas em cada Centro e/ou Unidade e que podem, posteriormente, fazer germinar projetos de interesse econômico e social.
É nesse contexto, em 2022, que nasce o InovaCOPPE-EQ para integrar o SISTEMA INOVA e promover a difusão da cultura da Inovação, da Propriedade Intelectual e do Empreendedorismo nas unidades acadêmicas da COPPE e da Escola de Química da UFRJ.
Coordenador: Francisco Thiago Aragão/COPPE
Substituto eventual: Estevão Freire/Escola de Química, Ricardo Ongarato/EQ, Sabrina Dias de Oliveira/COPPE
A Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Fundada em 1963,pelo engenheiro Alberto Luiz Coimbra, foi um marco na criação da pós-graduação no Brasil. A Coppe oferece anualmente cerca de 1.300 vagas para pós-graduação stricto sensu em seus 13 programas de pós-graduação nas Engenharias, mas também oferta a possibilidade para pesquisas de pós-doutorado, sendo mais de 120 estágios pós-doutorais atualmente na Unidade.
A Escola Nacional de Química (ENQ) foi criada em 1933, vinculada à Diretoria Geral de Produção Mineral do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Em 1965, a ENQ passou a denominar-se Escola de Química (EQ) e a integrar o Centro de Tecnologia da UFRJ. Atualmente, a EQ é organizada em 04 departamentos: Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Processos Orgânicos e Processos Inorgânicos. Oferece os cursos de Engenharia Química e Química Industrial, além dos cursos de Engenharia de Bioprocessos e Engenharia de Alimentos. As atividades de pós-graduação consolidaram-se na área da Tecnologia de Processos Bioquímicos, e a partir de 2001, a EQ começou a integrar juntamente com a Escola Politécnica, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, oferecendo o curso de mestrado profissional em Engenharia Ambiental.
Sendo assim, o InovaCOPPE-EQ foi criado para atender toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários – vinculados aos quadros técnicos da COPPE e da EQ que desejam buscar suporte e orientação nas instâncias de Inova de Centro e/ou Unidade. Sua missão é atuar na difusão do conceito de Inovação e Empreendedorismo, na captação das necessidades e proporcionar suporte e orientação aos interessados em gerar inovações, além de atuar no estabelecimento de pontes entre o pesquisador e os demais elos do Ecossistema de Inovação da UFRJ. As atividades ofertadas pelo setor ainda incluem: difusão dos mecanismos de proteção do conhecimento, divulgação de editais e de programas de inovação e interação Universidade-Empresa e incentivo a pesquisas inovadoras nas unidades.
Deste modo, todo o corpo social da COPPE e EQ está convidado a buscar, no InovaCOPPE-EQ, informações e orientações que possam concretizar o objeto de suas pesquisas através da transferência de tecnologia ou até mesmo do empreendedorismo científico.
Endereço
Ssala I-118, no bloco I do Centro de Tecnologia (CT)
Horários de atendimento