Pesquisadores da UFRJ desenvolvem jogo de tabuleiro voltado para o processo de descoberta de novos fármacos

Criado pelos pesquisadores do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes) da Coppe, o Screener foi idealizado para que possa ser jogado de forma individual, como autoaprendizagem, ou com a ajuda de um monitor para auxiliar seis jogadores ou equipes. Com ele é possível compreender todo processo de introdução de um novo fármaco no mercado, desde a validação de um alvo até o registro do novo medicamento junto à agência reguladora, a exemplo da Anvisa. O objetivo do jogo, que inclui um livro sobre o assunto, é propiciar um aprendizado lúdico e interativo sobre o longo e custoso processo que leva à comercialização de novos medicamentos, com ênfase nas diferentes etapas da fase de descoberta e desenvolvimento pré-clínico.

O professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe Geraldo Xexéo, coordenador do Ludes, explica que, ao final do jogo, se espera que os participantes tenham aprendido as 29 tarefas a serem executadas, organizadas em sete etapas que constituem as fases de descoberta e desenvolvimento de fármacos, dentro do quadro regulatório. As tarefas são categorizadas, também, em quatro grandes áreas, no caso Eficácia, Segurança, Farmacocinética e Farmacotécnica. Todo este trabalho contou com significativa contribuições dos integrantes do Ludes: Eduardo Mangeli (doutorando do Pesc), Joshua Kritz (mestre pelo pesc) e Pedro Nascimento (aluno de Ciência da Computação).

O lançamento oficial do Screener, cuja produção contou com apoio de Farmanguinhos/Fiocruz e do CNPq, foi realizado no dia 17 de novembro, durante o congresso anual da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). Na ocasião, entrou no ar o site específico do jogo, onde estão disponíveis mais informações: http://screener.com.br.

A reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, destaca, no prefácio do livro, que “o projeto tem excelente organização e agregou com muito sucesso e de maneira multidisciplinar, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de quatro centros da UFRJ: Centro de Ciências da Saúde, Centro de Letras e Artes; Centro de Tecnologia e Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. Ressalta ainda que Screener é um jogo educativo de extrema relevância, especialmente para o nosso país que ainda está muito atrasado na área de desenvolvimento de fármacos. “No caso do jogo Screener, todos os jogadores são ganhadores, não há perdedores reais, porque a aquisição de conhecimento que está prevista durante o jogo terá sempre alto valor educativo”.

Fonte: COPPE