Projeto amplia participação feminina nas áreas tecnológicas

A participação feminina nas áreas científicas tem progredido. Mas o quadro atual mostra que é preciso construir um futuro ainda melhor, com maior paridade de gênero em STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Justamente para que tal equilíbrio seja alcançado, pesquisadores da Coppe/UFRJ e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, desenvolveram o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína (Heroine’s Learning Journey). Trata-se de uma iniciativa voltada para a capacitação de alunas, com idades entre 15 e 21 anos, de forma a melhorar suas habilidades e as motivar a atuarem nas áreas STEM. Áreas em que no Brasil as mulheres respondem por apenas 31% mercado de trabalho e 33% no ensino superior.

O projeto é executado por pesquisadores do Laboratório do Futuro e do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes), ligados ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, em parceria com o Departamento de Matemática do IST de Lisboa. Sua primeira aplicação será durante um curso gratuito de Aprendizado de Máquinas (machine learning), com matemática e ética, na plataforma IST MOOC, que será oferecido, principalmente no Brasil e em Portugal, no próximo mês, em março de 2022. Todas as alunas que completarem o curso integralmente e realizarem as avaliações receberão certificado ao final.

A iniciativa de se criar o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína tem como base o estudo do aluno de doutorado da Coppe, Luis Felipe Coimbra Costa, que realiza sua pesquisa no Ludes. O principal objetivo é que o projeto seja um “quadro de motivação” que ajude as alunas a superar os desafios que estão presentes em um curso STEM. “Isso é feito orientando a aquisição de novas habilidades e conhecimentos, apresentando modelos inspiradores, apoiando a confiança e a autorregulação da aprendizagem. O nosso modelo de jornada é projetado para ser flexível, levando em consideração os recursos tecnológicos e/ou humanos disponíveis para a implementação do curso, de forma a se propiciar diferentes escolhas possíveis para as funções a serem desempenhadas”, explica Luis Felipe, que também está realizando trabalho de campo sobre o assunto no IST.

O Jornada de Aprendizagem da Heroína pode ser acompanhado pelo site  https://heroicjourneys.life e mais informações estão disponíveis no site do projeto.

FONTE: COPPE (Planeta COPPE)