Parque Tecnológico da UFRJ inaugura a Inovateca

A Universidade Federal do Rio de Janeiro ganhou mais um espaço dedicado ao empreendedorismo e a inovação no último dia 10 de novembro. Inaugurada dentro do Parque Tecnológico da UFRJ, a Inovateca tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento científico e econômico da sociedade.

Um espaço para compartilhar conteúdo, conexões e experimentação com atividades para o desenvolvimento e apoio de projetos que inspirem iniciativas inovadoras e empreendedoras nos mais diferentes níveis de maturidade. Um lugar onde o meio acadêmico e instituições do setor privado se encontram através das mais diversas atividades e interações.

A Inovateca abrigará aulas, palestras, workshops, atendimentos, eventos, treinamentos, capacitação, realização de pitchs, demodays, hackathons e várias outras atividades.  Com salas de reunião, arena, auditório e salões de convivência. Um espaço para alunos, empresas e interessados em inovação. Com operação hibrida, o novo espaço funcionará fisicamente e virtualmente, através de plataforma online. As atividades poderão ser realizadas nos dois modelos, possibilitando que todos participem, independente de bairro, cidade, estado ou país. É o Parque Tecnológico sem fronteiras e acessível para todos.

Para Vicente Ferreira, Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, a Inovateca chega para marcar a retomada pós pandemia e seu funcionamento também virtual segue a tendência mundial. “Espero que a Inovateca seja um marco da retomada pós pandemia para todo o ecossistema de inovação da UFRJ. O fato de ela conjugar a dimensão presencial com a on line, segue a tendência dos metaversos com uma enorme vantagem sobre os que estão por aí: ser descentralizada. Acredito que ela irá se tornar um ativo importantíssimo para a comunidade ao promover um intercambio maior entre os que têm interesse em contribuir para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras”, diz Vicente Ferreira.

O nome Inovateca foi escolhido após votação aberta para o público nas mídias sociais do Parque, e contém as palavras inovação, biblioteca e brinquedoteca, que sintetizam o objetivo do espaço: ser um ambiente de troca de saberes, propagação do conhecimento, incentivo à criatividade e exploração de novas ideias.