Parque Tecnológico da UFRJ abre inscrições para Projetos Especiais

Para incentivar a interdisciplinaridade e a inovação em diversas áreas do conhecimento, o Parque Tecnológico da UFRJ lançará mais um edital do programa Projetos Especiais. Para inscrever um projeto, basta ser do corpo social da universidade – professor (a), aluno (a) ou servidor (a). Também é preciso que a iniciativa dialogue com alguns dos temas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A submissão online do projeto pode ser feita a partir de 1º de novembro e segue até 27 de janeiro de 2023. Ao todo, serão investidos R$ 1 milhão e 350 mil nos projetos. O edital com todas as informações está disponível aqui.

Cada projeto receberá o montante de até R$ 80 mil. “O edital de projetos especiais do Parque atende uma demanda muito importante do corpo social da UFRJ, pois permite que projetos de grande impacto para a sociedade, que possivelmente não encontrariam fontes de financiamento, gerem melhoria de vida para a população”, ressalta o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Vicente Ferreira, que complementa: “Temos que reforçar e agradecer a parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (PR1); Pós-graduação e Pesquisa (PR2) e Extensão (PR5), sem as quais este edital não seria possível”.

A proposta do programa está relacionada diretamente aos esforços para a superação dos desafios globais enfrentados pela humanidade. Por isso, para ser selecionado, o projeto deve dialogar com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente com pelo menos um desses quatro ODS:

– ODS 6: Água Potável e Saneamento. Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos;
– ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos;
– ODS 10: Redução da Desigualdades. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
– ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Em sua primeira edição, em 2021, o programa apoiou 37 iniciativas em áreas que envolviam temas como sustentabilidade, inclusão social, mobilidade e saúde.