3 de março de 2022 Nota de Pesar
A Agência UFRJ de Inovação recebeu com muita tristeza e pesar a notícia do falecimento de Luiz Pinguelli Rosa, Professor e ex-Diretor da COPPE/UFRJ. Trata-se de uma perda inestimável para a ciência e para todos que com ele trabalharam e conviveram.
Físico e mestre em engenharia nuclear pela COPPE, Pinguelli Rosa foi professor emérito e titular do Programa de Planejamento Energético da Coppe, bem como professor do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. Membro da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2003, o professor integrou o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC/ONU) e já recebeu o Forum Award da Sociedade Americana de Física, em 1992. No decorrer de sua carreira, recebeu a comenda com o grau de Chevalier de L’Ordre des Palmes Académiques, concedido em 1998 pelo Ministério da Educação da França; o Prêmio Golfinho de Ouro, categoria ciências, concedido no ano 2000 pelo Conselho Estadual de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e as medalhas da Ordem do Mérito do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, em 2003.
Pinguelli Rosa foi presidente da Eletrobrás e dirigiu, por quatro mandados, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Ele também participou da elaboração de projetos tecnológicos para a usina nuclear de Angra 1. Orientador de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, o professor recebeu diversos prêmios, entre eles o de personalidade do ano, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).