InovaSeed: Confira os vencedores da competição de empreendedorismo universitário

InovaSeed: Confira os vencedores da competição de empreendedorismo universitário

A plataforma EvoluAI, das universitárias da UFRJ Iana Reis, Juliana Souza e Isabela Siliprandi, foi a grande vencedora da primeira edição do Inova Seed, programa do ecossistema de inovação da UFRJ, que incentiva o empreendedorismo e premia universitários que tenham ideias inovadoras com potencial de virarem negócios. A premiação, que aconteceu neste domingo (24/11), no Arca Hub, em Ipanema, contou com a participação de 12 equipes e cerca de 45 alunos.

As vencedoras receberam um cheque de R$ 5 mil, oferecido pelo Parque Tecnológico UFRJ, para continuarem investindo no projeto, que ganhou forma durante todo o InovaSeed, iniciado em outubro deste ano e que teve apoio da empresa TXM Methods. O programa contemplou workshops e mentorias que ajudaram a tirar do papel as ideias dos universitários. Mais duas equipes foram premiadas.

A EvoluAI é uma plataforma de assistente de evolução pessoal baseada em IA que cria trilhas de conhecimento personalizadas, levando em conta os objetivos, perfil de aprendizado e tempo disponível dos usuários.

Em segundo lugar ficou a equipe da Nanobiron, uma startup especializada na produção sustentável de nanopartículas magnéticas de alta qualidade utilizando bactérias magnetostáticas. Podem atuar em áreas como detecção em tempo real de moléculas sem necessidade de mão de obra especializada; remoção de poluentes orgânicos e metais pesados de efluentes; produção de energia sustentável; formulações farmacêuticas inovadoras; e desenvolvimento de processos enzimáticos reutilizáveis.

Em terceiro, a IK3D Genesis, startup de base tecnológica que atua em inovação, pesquisa e ensino. A empresa possui foco no desenvolvimento de soluções customizadas de modelagem 3D, impressão e bioimpressão 3D. A equipe apresentou um projeto ligado ao tratamento de câncer, para buscas de soluções personalizadas e menos agressivas.

O InovaSeed é organizado pela InovaUFRJ e pelo Crios, em parceria com o Parque Tecnológico UFRJ, Inyaga (Incubadora de Negócios de Impacto Social e Ambiental), Incubadora de Empresas da Coppe, e apoio da Finep e da Faperj, com apoio e execução da TXM.