SOBRE A AGÊNCIA
PROPRIEDADE INTELECTUAL: O gerenciamento dos pedidos de patentes é uma das atividades mais importantes da Agência. Além de impedir o uso não autorizado da invenção, patentear um novo produto ou processo incentiva a divulgação de resultados de pesquisas na fronteira do conhecimento. Depois de um ano e meio, o órgão responsável pelos depósitos de patentes divulga todos os resultados, o que garante que outros cientistas possam acessar o conteúdo e dar prosseguimento às pesquisas na área. Cerca de 70% do conteúdo dos bancos de patentes está disponível somente nessas publicações. Nem toda pesquisa realizada na Universidade justifica o patenteamento, porém quando a invenção tem um potencial de mercado, é fundamental que se realize a proteção da propriedade intelectual. A Agência conta com uma equipe técnica especializada, responsável pelos depósitos de patentes e outros tipos de proteção intelectual. Saiba mais sobre propriedade industrial aqui.
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: Transferir tecnologias é o objetivo final de grande parte das ações da Agência UFRJ de Inovação, principalmente as relacionadas à proteção do conhecimento. É por meio de mecanismos de TT (licenciamentos, contratos de parcerias etc.) que a Agência contribui para que os produtos e processos pesquisados na Universidade cheguem de fato à sociedade. Por meio de catálogos com as principais informações e vantagens de cada produto, a Agência busca os parceiros mais adequados para desenvolver ou licenciar cada produto ou processo.
DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA INOVAÇÃO: “A inovação tem sido uma meta de diferentes tipos de organizações, assim, em cada realidade, aspectos devem ser observados a fim de fomentá-la ou eliminar as barreiras que podem dificultá-la. Trata-se de um construto complexo, com diferentes concepções, dimensões e contextos de aplicação que, por conseqüência, é compreendido sob diferentes abordagens teóricas em vários campos do conhecimento, ramos de atividade e setores industriais” (M. de F. Bruno-Faria, M. V. de Araujo Fonseca, 2014). O setor de desenvolvimento da cultura da inovação se dedica a fomentar ambientes que promovam a reflexão crítica e a experimentação, como exercícios práticos e constantes em torno da temática da inovação. Em essência, o trabalho da Agência neste setor, se dá na forma de articulação entre os atores envolvidos em torno de uma ideia ou projeto. Esta articulação ganha distintas formas de atuação, uma vez que se adequa a cada empreendimento apoiado, alterando, assim, o tipo de papel exercido. Ora direcionando os caminhos institucionais a seguir. Ora contribuindo no planejamento de um projeto já existente. Ora auxiliando no desenvolvimento de ideias em construção.
EQUIPE DA AGÊNCIA COORDENAÇÃO ASSESSORIA EM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ADMINISTRATIVO AGENTES DE INOVAÇÃO COMUNICAÇÃO Paulo Reis Frederico Reis DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ATIVIDADES CULTURAIS
|