minicursoderedacaodepatentes

O Clube da Escrita do Centro Tecnologia promove o minicurso “Redação de Pedidos de Patentes”, que será realizado em quatro aulas com Rogério Filgueiras, membro do Comitê de Inovação da UFRJ. Os encontros acontecem em 28 de abril e nos dias 5, 12 e 19 de maio, entre 18h e 19h30. As vagas são limitadas e os interessados em participar da atividade deverão se inscrever através do link https://bit.ly/3ago9NO entre os dias 16 e 26 de abril.

Doutor pelo Programa de Engenharia Nuclear da Coppe e Pós-graduado em Propriedade Intelectual pelo CEFET/RJ, Filgueiras foi membro da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa da UFRJ na Subcâmara Relação Universidade-Empresa, coordenador adjunto da Agência UFRJ de Inovação e também examinador de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Apesar das diversas políticas públicas para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento visando à inovação de produtos e processos através de propriedade industrial e da proteção das invenções como, por exemplo, patentes, marcas, desenhos industriais, softwares, entre outros, a questão do registro de patentes ainda é pouco discutida e ainda não faz parte do cotidiano da maioria das universidades.

A proposta do minicurso é apresentar os aspectos básicos do sistema de propriedade intelectual tais como o que pode ser protegido por uma patente; critérios de concessão de patentes (novidade, atividade inventiva e aplicação industrial); tipos e buscas de patentes; visão geral do processamento de um pedido de patente; partes de um pedido de patente: Relatório Descritivo, Reivindicações, Desenhos e Resumo; redação das Reivindicações – o coração de uma patente, formatação de um pedido de patente entre outros tópicos.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)
agenciadeinovacao@inovacao.ufrj.br | 21 3733-1788 | 21 3733-1797

facebook       instagram   pr2