Recentemente o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu à UFRJ a carta-patente "PI 1015903-7", relativa à tecnologia "Utilização do gene homeobox de café CAHB12 na produção de plantas transgênicas mais tolerantes ao déficit hídrico e estresse salino". A tecnologia já está disponível para licenciamento para o setor produtivo. Os interessados em obter mais informações devem entrar em contato com a Agência UFRJ de Inovação.
Resumo
Os estresses abióticos, causados pela falta de água, ou por altas concentrações de sais são responsáveis por grandes perdas na agricultura. Diante de tais circunstancias, a presente invenção baseia-se no melhoramento biotecnológico vegetal de espécies de interesse comercial, através da produção de plantas transgênicas mais tolerantes ao déficit hídrico e estresse salino, utilizando-se da expressão de um novo gene de café (sp. Coffea arabica), pertencente à família HD-Zip.
Desafios
A invenção objetiva a utilização do gene CAHB12 de café, ou um fragmento dele originado, para a produção de plantas transgênicas em cultivos de importância sócio econômica, que sejam mais tolerantes ao déficit hídrico e estresse salino, evitando assim possíveis perdas de produtividade em meio a condições de estresse abiótico.
Solução
As buscas por genes homeobox que apresentassem sua expressão modulada em condições de déficit hídrico e testes em uma planta modelo permitiu o isolamento e caracterização do gene CAHB12 em café, pertencente à família HD-Zip (homodomínio associado a um zíper de leucina).
A aplicação dessa invenção está, portanto, na produção de plantas transgênicas sobre-expressando o gene CAHB12 que apresentem uma maior tolerância, tanto a diferentes níveis de seca, quanto a elevadas concentrações de sal em relação a plantas não transgênicas, que mostraram-se mais sensíveis a tais estresses abióticos.
A presente patente, depositada no Brasil, Argentina e PCT tem como público alvo as agroindústrias ligadas à cadeia produtiva do café que se interessem pelo aumento de produtividade e resistência das lavouras utilizando-se da biotecnologia.
Oportunidades
A Universidade Federal do Rio de Janeiro busca interessados no licenciamento da tecnologia ou em parcerias para o desenvolvimento da tecnologia em escala industrial.
Contato
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Agência UFRJ de Inovação
Sabrina Dias: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tels: (55) 21 3733.1788/1793