O mês de julho está sendo marcado pelo aumento do preço dos combustíveis. Com dificuldades em recuperar a arrecadação, o governo decidiu aumentar tributos para arrecadar R$ 10,4 bilhões e cumprir a meta fiscal de déficit primário de R$ 139 bilhões. O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol foram majorados para compensar as dificuldades fiscais, segundo nota conjunta, divulgada pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. A decisão impactou diretamente o mercado do varejo de combustível.
Diante deste aumento de preços, é natural que surjam preocupações acerca da qualidade destes produtos. Atualmente a UFRJ conta com tecnologias relacionadas ao tema disponíveis para licenciamento ou parcerias com possíveis interessados em inseri-las no mercado produtivo.
Uma delas é o "Dispositivo portátil para análise do teor de álcool na gasolina". Esta invenção tem por objetivo criar um instrumento portátil de rápida e simples utilização que avalie qualitativamente a gasolina e o percentual de álcool nela presente, servindo como um indicador de adulteração de combustível no momento do abastecimento. Este teste é realizado baseando-se na avaliação da densidade de gasolina e de álcool, podendo determinar composições fraudulentas em relação ao volume de álcool presente na gasolina. Tal dispositivo é de utilização bastante simplificada, permitindo que até mesmo crianças possam vir a utilizá-lo.
A presente Patente de Invenção é constituída basicamente de um tubo, preferencialmente produzido em material polimérico transparente e maleável, provido superiormente de uma boca larga roscada a ser vedada com tampa também roscada; de uma parte inferior internamente dobrada para dentro permitindo que o dito tubo permaneça em pé; de uma faixa horizontal envoltória impressa na parte mediana, de uma linha envoltória horizontal superiormente localizada em relação à dita faixa e interiormente dotado de um flutuador reagente em álcool.