edital

 

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ torna público e comunica aos interessados em apresentar propostas para cumprimento do objeto deste Edital que em até 30 dias após a publicação no sítio eletrônico oficial da UFRJ (publicação realizada em 02/12/2019), receberá através dos Correios os envelopes dos interessados contendo a documentação prevista nos itens 4 e 5 do presente Edital. O endereço para a entrega dos respectivos envelopes é: Agência UFRJ de Inovação, Rua Hélio de Almeida, s/n, Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, Prédio 2, Sala 26a, CEP 21941-614, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ.

O edital tem por objetivo estabelecer condições destinadas à seleção de proposta mais vantajosa para contratação de empresa ou consórcio de empresas, para o licenciamento em caráter exclusivo dos direitos e obrigações para uso, exploração, desenvolvimento, industrialização e comercialização das criações intituladas “BIOCONJUGADOS NÃO AGLOMERANTES DE AMILINOMIMÉTICOS COM POLIETILENOGLICOL USO DE BIOCONJUGADOS NÃO AGLOMERANTES DE AMILINOMIMÉTICOS COM POLIETILENOGLICOL, COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS DE BAIXA TOXICIDADE, ADJUVANTE PARA A PREVENÇÃO OU TRATAMENTO DAS DOENÇAS, MEDICAMENTO, MÉTODO DE TRATAMENTO OU PREVENÇÃO DE DOENÇAS” (BR 102013017626-5) e “BIOCONJUGADO DE AMILINA HUMANA OU DE ANÁLOGOS DE AMILINA NÃO AGREGANTES, COMPOSIÇÃO, MÉTODOS PARA A PREPARAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO, PARA O TRATAMENTO DE UMA DOENÇA OU CONDIÇÃO E PARA ESTABILIZAR UM COMPOSTO AMILINO-MIMÉTICO, E, MEDICAMENTO” (BR 102015031283-0), depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O pedido de patente BR 102013017626-5, prioridade interna dos pedidos internacionais listados acima, intitulado “Bioconjugados não aglomerantes de amilinomiméticos com polietilenoglicol, uso de bioconjugados não aglomerantes de amilinomiméticos com polietilenoglicol, composições farmacêuticas de baixa toxicidade, adjuvante para a prevenção ou tratamento das doenças, medicamento, método de tratamento ou prevenção de doenças dentro de sua generalidade”, refere-se a novos bioconjugados não aglomerantes de amilinomiméticos com polietilenoglicol e sua utilização principalmente em tratamentos de doenças associadas à deposição ou acúmulo amilóide extracelular, o que favorece a disfunção ou falha de órgãos sistêmicos como o pâncreas. A presente invenção pertence à área farmacêutica, referindo-se aos novos compostos bioconjugados não aglomerantes de amilinomiméticos com polietilenoglicol, incluindo a própria amilina humana, natural ou sintetizada. Dentre os objetivos desta invenção destacam-se os novos bioconjugados não aglomerante de amilinomiméticos de polietilenoglicol de fórmula (I) (R1-COX)m-R2 e fórmula (II) (R1X)m-R2. Tais compostos são utilizados na prevenção e tratamento de doenças causadas pela deposição amiloide, levando a disfunção ou falha de órgãos sistêmicos. Os mesmos bioconjugados de fórmula (I) e (II) são utilizados na preparação de uma composição farmacêutica de baixa toxicidade. 

Já o pedido de patente de invenção BR 102015031283-0, prioridade dos pedidos internacionais listados acima, intitulado, “Bioconjugado de amilina humana ou de análogos de amilina não agregantes, composição, métodos para a preparação de uma composição, para o tratamento de uma doença ou condição e para estabilizar um composto amilino-mimético, e, medicamento” refere-se a novos bioconjugados não agregantes de amilina, compostos amilino-miméticos, e combinações compreendendo os mesmos. A metodologia para preparar e utilizar os mesmos é também fornecida. Em algumas modalidades os presentes bioconjugados não agregantes de amilina podem ser utilizados para o tratamento de uma doença associada com a falta de produção natural de amilina e/ou deposição ou acúmulo de fibras amiloides extracelulares, as quais contribuem com a disfunção ou falha de órgãos sistêmicos tais como o pâncreas e o cérebro.

Constam a seguir os link do edital e da respectiva minuta.

 

 

 

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1788 | 21 3733-1797

              facebook       instagram   pr2 
 
 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ