macae2019

Em 11 de novembro, a direção da Agência UFRJ de Inovação esteve em Macaé para acompanhar os resultados dos seis primeiros meses do Programa Startup Macaé e discutir novas formas de colaboração. Na reunião, realizada na Cidade Universitária, foi apresentada a nova política de inovação que está sendo elaborada pela universidade e os potenciais de Macaé para fortalecimento do Ecossistema UFRJ de Inovação, que contempla o Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas e Agência de Inovação.

“A vocação da cidade para a economia do petróleo, gás e energia e o perfil de relacionamento entre governo, universidades e empresas fazem da cidade um ambiente extremamente fértil para inovação. O Programa Startup Macaé tem apresentado resultados importantes nesta direção, o fortalecimento das parcerias com as agências de inovação das universidades vai acelerar este processo”, destacou o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Macaé, Carlos Eduardo Silva.

A diretora da Agência UFRJ de Inovação, Flávia Lima, reafirmou a intenção de implementar um núcleo da agência em Macaé e trabalhar cada vez mais em conjunto para amadurecimento do ecossistema de inovação local, utilizando toda a expertise da universidade no tema e ampliando parcerias com unidades já estabelecidas, como o Parque Tecnológico da UFRJ e a Incubadora de Empresas. Após a reunião, a diretora proferiu uma palestra sobre “Propriedade Intelectual e formas de Transferência de Tecnologia – o papel da universidade na interação com empresas” para professores, alunos e empreendedores. Também participaram Gabriela Santos, advogada da Agência, e Marcela Ribeiro, agente de inovação.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, as universidades têm exercido protagonismo nas políticas de desenvolvimento econômico nas regiões mais desenvolvidas do mundo por serem espaços de produção de conhecimento, capazes de gerar soluções tecnológicas de forma colaborativa com empresas.

"Macaé possui ambiente universitário fantástico, tal qual o ambiente empresarial. Esse talvez seja o maior segredo do nosso sucesso em tão pouco tempo, pois enquanto algumas regiões precisam fomentar e construir esses ambientes, em Macaé eles já estão consolidados, de forma que o Programa Startup Macaé simplesmente criou as conexões que faltavam, aumentando o fluxo de inovação e evidenciando esta importante vocação da cidade", argumentou Luiza Néto, coordenadora do programa.

(FONTE: http://www.macae.rj.gov.br)

 

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1788 | 21 3733-1797

              facebook       instagram   pr2 
 
 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ