siteempresasfilhas

Empreendedorismo pode ser definido como a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. Segundo o economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter, o empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Por isso mesmo, a difusão do empreendedorismo em várias frentes constitui-se em um dos focos da Agência UFRJ de Inovação.

Tendo isso em vista, a Agência UFRJ de Inovação está lançando o site www.empresasfilhasufrj.org, fruto de um levantamento que buscou coletar os dados das empresas-filhas de nossa Universidade. Em nosso caso, as empresas-filhas da UFRJ são empreendimentos criados por alunos, ex-alunos, servidores técnicos ou docentes, empresas em processo de incubação ou graduadas por alguma das incubadoras de empresas da UFRJ ou que tenham seu principal negócio baseado em alguma tecnologia licenciada pela Universidade.

A página estará em constante atualização, mas os dados atuais coletados de cerca 60 empresas cadastradas já mostram resultados muito positivos como a geração de quase 1000 vagas de emprego e um faturamento superior a R$ 140 milhões no ano de 2018.

Em relação às unidades de origem dessas empresas-filhas, as duas que mais se destacam são o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), de onde saíram 43% das novas empresas, e a Escola Politécnica, que originou 19% delas. Suas principais áreas de atuação são a tecnologia da informação, energia, engenharia e o serviço de consultorias.

O novo site também conta com uma sessão dedicada às empresas-juniores, associações civis sem fins lucrativos que são formadas e geridas por alunos, sob orientação de professores, e que visam aprimorar o aprendizado prático dos universitários em sua área de atuação, além de aproximar o mercado de trabalho da Universidade.

Confira mais detalhes em www.empresasfilhasufrj.org.

Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)

facebook       instagram   pr2