covid19

A Faperj anunciou o lançamento da Segunda Chamada Emergencial de Projetos para Combater os Efeitos da covid-19 – 2020. O objetivo é ampliar o financiamento a projetos que tratam do vírus SARS-CoV-2 e de sua interação com o organismo humano, assim como das manifestações clínicas da covid-19 e seu tratamento, envolvendo um maior número de pesquisas capazes de produzir conhecimento científico, inovação e insumos diretamente envolvidos no tratamento da doença e na proteção individual das equipes de saúde.

“Como novos obstáculos se apresentam para a comunidade cientifica a cada vez que o conhecimento avança, faz-se necessário que os investimentos sejam mantidos para que se continue encontrando as soluções eficientes e duradouras que só a ciência e a tecnologia podem alcançar. Por isso a Faperj está lançando a segunda chamada dessa ‘Ação Emergencial’, indispensável no enfrentamento desse que talvez seja um dos maiores desafios feitos à ciência e à sociedade brasileira”, afirma Jerson Lima Silva, presidente da Fundação.

De acordo com a chamada, o objetivo é financiar o estudo da doença covid-19 e seu agente etiológico, o vírus da SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave 2), abrangendo pontos como: aspectos genômicos do vírus; fisiopatologia da doença; aspectos clínicos da doença; diagnóstico da doença; epidemiologia da doença; interação vírus-hospedeiro; desenvolvimento de kits-diagnóstico para a doença; controle e enfrentamento da doença no Estado do Rio de Janeiro; soluções inovadoras para ampliar a obtenção de insumos como máscaras, álcool em gel, respiradores, entre outros. Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores com vínculo empregatício ou estatutário em Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e para desenvolvimento de novos equipamentos e insumos por startups, micro, pequenas e médias empresas sediadas no Estado do Rio de Janeiro. O financiamento se dará através de projetos em andamento, científicos ou tecnológicos, projetos de startups, micro, pequena e média empresas.

A chamada também se destina a apoiar projetos concedidos pelas Diretorias Científica e de Tecnologia da Faperj conduzidos tanto em ICTs (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação) quanto em empresas. Os projetos deverão incluir novas linhas de pesquisas voltadas para soluções a curto e médio prazo voltados para a covid-19, cabendo destaque para os projetos na área de diagnóstico, epidemiologia, clínica e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, tais como respiradores, insumos de proteção, soluções digitais envolvendo Inteligência Artificial (IA), internet das coisas (IOT), aplicativos para polícia, bombeiros, médicos e enfermeiros, aplicativos para serviços públicos de suporte à saúde, telemedicina, estudos econômicos e sociais de monitoramento e previsão de impacto das medidas de enfrentamento da epidemia no estado do Rio de Janeiro.

Prazos:
Submissão de propostas on-line: 13/08/2020 até 03/09/2020
Divulgação dos resultados: a partir de 08/10/2020

Confira a íntegra da chamada abaixo:

Segunda Chamada Emergencial de Projetos para Combater os Efeitos da Covid-19 – 2020

 

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1788 | 21 3733-1797

              facebook       instagram   pr2 
 
 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ