embrapiivinnova

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) junto com a Vinnova, agência governamental sueca para pesquisa e desenvolvimento, abriram uma chamada de colaboração internacional para realizar projetos de pesquisa e inovação a partir de 2021, no Brasil.

O público-alvo é formado por qualquer empresa, prestadora de serviços ou instituição de pesquisa que esteja desenvolvendo um projeto inovador com valor agregado para a economia ou para a indústria.

“É necessário desenvolver uma solução para um problema tecnológico industrial, um produto ou um processo, que conte com a participação de pesquisadores suecos e brasileiros no seu desenvolvimento e que possa ser comercializada ou ir para o mercado no futuro”, diz Márcio Canedo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Todas as áreas são contempladas, porém os seguintes setores são prioritários: Aeronáutica, Smart Cities (Cidades Inteligentes), IoT (Internet das Coisas), Bioeconomia, Mineração Sustentável e Life Science.

A chamada conta com o apoio da Enterprise Europe Network (EEN), rede que tem o objetivo de promover o crescimento de pequenos e médios negócios com a União Europeia. A EEN Brasil é gerenciada pelo Ibict.

A chamada é fruto do Acordo de Cooperação firmado entre a EEN Brasil, Embrapii e a Vinnova para a inovação tecnológica econômica e industrial. Os objetivos da parceria são buscar soluções tecnológicas de interesse comum, permitir a internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras e promover maior visibilidade da PD&I brasileira.

Como participar

Para participar, a empresa brasileira precisa entrar em contato com uma Unidade Embrapii e encontrar um parceiro da Suécia para realizar a pesquisa e seu desenvolvimento em conjunto. Não há edital ou formulários a serem preenchidos. A negociação do projeto é feita diretamente com a Embrapii.

Calendário:

Encerramento da chamada: 30 de novembro 2020

Resultados sobre as propostas aprovadas: 18 de dezembro 2020

Previsão de início do projeto: 15 de janeiro de 2021

Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)

facebook       instagram   pr2