hidrogelantitumoraldeviscumalbum

Uma nova tecnologia da UFRJ está disponível para licenciamento. Trata-se de um hidrogel de uso tópico com atividade antitumoral feito a base da planta Viscum album. Os interessados em obter mais informações devem contactar a Agência.

RESUMO: A presente invenção consiste em um hidrogel de liberação tópica ou transdérmica, com indicação para o tratamento de doenças superficiais ou sistêmicas. A formulação utiliza como princípio ativo o extrato aquoso ou seco do derivado vegetal de Viscum album, o qual é amplamente utilizado para o tratamento complementar do câncer na forma injetável. O desenvolvimento deste produto – hidrogel contendo o extrato vegetal - visa substituir ou complementar o tratamento padrão injetável já existente.

DESAFIOS E OBJETIVOS: O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, promovendo um impacto econômico significativo. O tratamento oncológico baseia-se principalmente no uso de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Comprovadamente, o uso do Viscum album reduz os efeitos colaterais dos tratamentos padrão como também aumenta a qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, seu uso é baseado no uso de injeções, principalmente subcutâneas, as quais são desconfortáveis para os pacientes. Novas tecnologias abrangem formulações com aplicação tópica e absorção transdérmica, com o intuito de aumentar a adesão ao tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes pelo uso de medicamentos por vias de administração menos invasivas e igualmente eficazes.

SOLUÇÃO: O uso de formulações tópicas com propriedades transcutâneas vem sendo amplamente estimulado pois resultam em efeito sistêmico dos fármacos, possibilidade de redução das doses farmacológicas, importante redução dos custos e também dos efeitos colaterais. O desenvolvimento deste hidrogel, objeto da presente invenção, com o uso de polímeros compatíveis com a pele, permite uma ampla superfície de administração da formulação, além de outras vantagens, como: tecnologia simples de produção, menor custo, ausência de dor e menores riscos ao paciente.

TITULARES:
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
UFF
ISCADOR AG

INVENTORES:
Carla Holandino Quaresma
João Vitor da Costa Batista
Adriana Passos Oliveira
Stephan Michael Moses Baumgartner
Elisabete Pereira dos Santos
Leandro Machado Rocha

Número do pedido: BR1020200036009