MAPEAMENTO COVID-19 - UFRJ

A Agência UFRJ de Inovação está mapeando iniciativas, tecnologias e projetos da UFRJ que guardem relação com o enfrentamento da covid-19. As iniciativas devem envolver de alguma forma a prevenção, diagnóstico ou combate ao novo coronavírus e/ou aos seus efeitos durante e após a epidemia, e podem se tratar de pesquisas, protótipos, ensaios, produtos, fármacos, análises estatísticas, aplicativos, softwares, estudos qualitativos, serviços, equipamentos, aparelhos, diagnósticos etc. Já os projetos e tecnologias podem enfocar prevenção, diagnóstico, tratamento, comunicação eficaz, gestão de dados, mitigação de efeitos, prognósticos, testes, gestão de demanda etc.

Neste sentido, solicitamos que nossos pesquisadores preencham nosso formulário online disponibilizado exclusivamente para esta finalidade.

Acesse o formulário aqui.

 

Seguem abaixo as tecnologias, projetos ou iniciativas relacionadas à pandemia de covid-19 que foram reportados pela comunidade acadêmica à Agência UFRJ de Inovação. OBS: As informações listadas foram repassadas pelos próprios pesquisadores.

 

Ventilador de Exceção para Covid-19 - UFRJ - VExCO

Pesquisador responsável: Jurandir Nadal

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unidade: CT: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe)

Laboratório envolvido: Laboratório de Engenharia Pulmonar

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: O projeto visa ao desenvolvimento de um ventilador pulmonar microcontrolado de exceção destinado à ventilação de suporte de pacientes com manifestações respiratórias graves da covid-19. Por ser de exceção, o equipamento não pode ser comercializado, devendo ser produzido por meio de doações e distribuído gratuitamente para o Sistema Único de Saúde utilizar apenas durante a pandemia. O desenvolvimento do protótipo recebeu apoio financeiro da FAPERJ e da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, e vem sendo realizado em parceria com a Petrobras e a Whirlpool, contando com mais de uma dezena de empresas e instituições colaboradoras.

Mais informações:

UFRJ faz campanha para produzir ventiladores de baixo custo para o SUS

Coppe e Petrobras firmam parceria para a produção de ventiladores pulmonares

Pesquisadores da Coppe promovem campanha para a produção em massa de ventilador pulmonar emergencial

Professor da UFRJ propõe esforço conjunto para viabilizar a produção de ventiladores mecânicos


 

Aprender a lavar as mãos previne doenças

Pesquisador responsável: Marinella Silva Laport, Bernadete Carvalho, Rosana Ferreira e Leonardo Rocchetto

Unidade: CCS: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG)

Laboratório envolvido: Departamento de Microbiologia Médica, IMPPG

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: Este projeto acontece desde 2017 e tem por finalidade divulgar a técnica correta de lavagem das mãos e a importância desse hábito no dia a dia de pacientes do ambulatório do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ e de seus responsáveis e, consequentemente, estimular a educação sanitária da população para melhoria de sua qualidade de vida e a difusão de conhecimentos sobre Microbiologia.  Como o projeto físico não pôde acontecer neste ano, as alunas extensionistas estão organizando vídeos para divulgação: https://youtu.be/MMtDoHbTpbQ


 

E-book "Como cuidar do seu coração na pandemia do covid-19: recomendações para a prática de exercícios físicos e respiratórios"

Pesquisador responsável: Michel Silva Reis

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unidade: CCS: Faculdade de Medicina (FM)

Laboratório envolvido: Laboratório do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Reabilitação Cardiorrespiratória (GECARE) / Departamento de Fisioterapia

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: Trata-se de um e-book de orientação para profissionais da saúde, pacientes e pessoas em geral para a prática de exercício físico durante a quarentena para enfrentamento do covid-19. Este material foi publicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia no site coronavirus.cardiol.online


 

Estudo da especificidade de reconhecimento de RNA pela proteína Nucleocapsídica (N) de SARS-CoV2 e descrição de potenciais antivirais inibidores da proteína N

Pesquisador responsável: Fabio C L Almeida

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratório envolvido: Laboratório de RMN de Biomoléculas - IBqM; RMN-Rio

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: Estrutura dinâmica da proteína nucleocapsidica do Sars-CoV2 e interação com regiões regulatórias do genoma viral: triagem de compostos biológicamente ativos que inibam a ação regulatória da proteína nucleocapsidica. O projeto é parte do consórcio internacional Covid-19 NMR (https://covid19-nmr.de).


 

Estudos da Quimioteca do LASSBio em alvos do covid-19

Pesquisador responsável: Eliezer J Barreiro

Unidade: CCS: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)

Laboratório envolvido: LASSBio

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: O projeto está sendo desenvolvido no LASSBio com a colaboração de docente, doutorando e pós-doutor e visa identificar in silico eventuais ligantes da Quimioteca do LASSBio/ICB-UFRJ.


 

Farmalimentos

Pesquisador responsável: Jéssica Chaves Rivas

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unidade: UFRJ Campus Macaé

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: O projeto consiste na criação de mídia social, que atualmente é vista como um dos maiores meios de comunicação, capaz de alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo e disseminar informações úteis aos internautas. Logo é possível levar informação de confiança de forma a alertar pessoas sobre o que de fato estão consumindo no que diz respeito à alimentação e ao mesmo tempo adquirirem conhecimentos técnicos e científicos.

Mais informações:

Projeto de extensão Farmalimentos, do Campus UFRJ-Macaé, elabora manual "Higienização de alimentos em tempos de covid-19"


 

Influência do distanciamento social por covid-19 sobre o consumo de alimentos ultraprocessados relacionados à experiência afetiva

Pesquisador responsável: Ana Luisa Kremer Faller

Unidade: CCS: Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC)

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: Evidências sugerem que o comportamento alimentar pode ser alterado em função da experiência afetiva do indivíduo, e a preferência por alimentos ultra processados, ricos em gordura e açúcar, podem estar relacionados com uma compensação do estado emocional. Períodos de isolamento social podem desencadear alterações no estágio emocional dos indivíduos, impactando suas escolhas alimentares. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo avaliar o consumo de alimentos ultra processados e sua relação com a experiência afetiva na presença e na ausência do isolamento social.


 

Pessoas com doença de Parkinson e covid-19

Pesquisador responsável: Clynton Lourenço Correa

Unidade: CCS: Faculdade de Medicina (FM)

Laboratório envolvido: GEDOPA (Grupo de Estudos na Doença de Parkinson)

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: As pessoas com doença de Parkinson, geralmente idosas, estão no grupo de risco da covid-19. Os atendimentos de reabilitação física foram suspensos devido à pandemia da covid-19. Para que as pessoas om doença de Parkinson possam saber sobre suas condições de saúde, desenvolvemos um formulario que possibilita os usuarios receberem, no email cadastrado, resultados sobre a qualidade de vida e o fenômeno de congelamento da marcha no período de isolamento físico. Link do formulario https://docs.google.com/forms/d/1olvP2gGTu6oj03DVTWO7gh0XhioinM04EwjfF1hgVic/edit#responses


 

Prolac UFRJ

Pesquisador responsável: Ingrid Annes Pereira Pereira 

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unidade: UFRJ Campus Macaé

Laboratório envolvido: Laboratório de Microbiologia de Alimentos

Nome da iniciativa, projeto ou tecnologia: Prolac UFRJ

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: Ações educativas para prevenção da pandemia de covid-19 aplicadas a manipuladores de alimentos.


 

Site Farmacologia Informa

Pesquisador responsável: Juliana Montani Raimundo

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unidade: UFRJ Campus Macaé

Resumo da iniciativa, projeto ou tecnologia: O site Farmacologia Informa foi criado com o objetivo de informar à sociedade sobre as atualizações no tratamento farmacológico da COVID-19. Serão publicados no site textos informativos em linguagem acessível ao público não especializado, além de artigos científicos, diretrizes/posicionamentos oficiais sobre o tratamento da COVID-19 e informações sobre os estudos clínicos em andamento. O site está sendo desenvolvido pelos docentes da área de farmacologia do Campus UFRJ-Macaé.

Mais informações:

Docentes de Farmacologia do Campus UFRJ-Macaé lançam o site “Farmacologia Informa”, sobre os possíveis tratamentos medicamentosos da covid-19

 

 

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
 21 3733-1788 | 21 3733-1797

              facebook         twitter  instagram  
 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ