faperj2

Em decorrência dos últimos acontecimentos, a FAPERJ prorrogou até o dia 30 de abril o prazo para submissões de propostas para o edital Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação. O principal objetivo do programa é fomentar a aplicação de resultados de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação conduzidos por doutores residentes no Estado do Rio de Janeiro em empreendimentos baseados em conhecimento científico e tecnológico.

Pretende-se com esse edital apoiar pesquisadores com grau de doutor mediante a concessão de bolsa e auxílio financeiro para a criação de empreendimentos a partir do capital intelectual acumulado ao longo de suas trajetórias acadêmicas.

Os Doutores Empreendedores receberão uma bolsa de subsistência no valor de R$ 4.100,00 por 24 meses, além de um auxílio de até R$ 50 mil para a execução do projeto. Além disso, poderão também ter um bolsista de Iniciação Tecnológica FAPERJ para atuar em sua equipe.

O diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes destaca que, com o lançamento desse edital, a FAPERJ sinaliza para a comunidade acadêmica que existe um enorme potencial ainda pouco explorado no Rio de Janeiro para que os conhecimentos gerados nos programas de pós-graduação cheguem à sociedade também na forma de novos produtos e serviços inovadores. Segundo ele, "o Estado do Rio de Janeiro tem hoje mais de 15 mil estudantes de doutorado e pode incrementar a geração de emprego e renda com atividades econômicas baseadas no conhecimento. Ao lançar o programa Doutor Empreendedor, a FAPERJ está atendendo à sua missão institucional naquilo que se refere ao desenvolvimento econômico baseado na inovação”.

Além do apoio aos Doutores Empreendedores, esse edital ainda beneficiará os mecanismos de geração de iniciativas que vierem a abrigar o pesquisador e o seu empreendimento, por meio de um auxílio financeiro de R$ 20 mil. O valor total previsto para este edital é de até R$ 7.200.000,00, podendo beneficiar até 40 pesquisadores.

Confira abaixo a íntegra do edital:

Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação

Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)

facebook       instagram   pr2