saboresesaberes2019a

A 11ª edição do Encontro Sabores e Saberes, ocorrida entre os dias 12 e 13 de setembro e promovida pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) e pela Agência UFRJ de Inovação, teve como tema central em 2019, “Do campo à mesa: orgânicos, agrotóxicos e tecnologias na produção de alimentos”. O evento ocorre anualmente, desde 2009, e tem como escopo o debate sobre temas como alimentação, meio ambiente e sustentabilidade.

Aumentar a produtividade da agricultura e torná-la menos dependente de insumos químicos são alguns dos principais desafios que o setor enfrentará para tornar a produção de alimentos mais sustentável, exigindo da ciência propostas de novas tecnologias e caminhos para a conciliação entre agricultura e proteção ambiental. O Encontro ofereceu atividades pré-evento no dia 11/09: oficina culinária sobre alimentação vegetariana e visita guiada ao espaço Ocupação Verde do projeto Capim Limão, no campus Fundão.

No dia 12 de setembro, após a mesa de abertura (que contou com a presença da Assessora Especial da Pró-Reitoria de Extensão, Prof.ª Ana Inês Sousa, representando a Pró-Reitora, Prof.ª Ivana Bentes; da diretora do INJC, profa Avany Fernandes; da Coordenadora da Agência UFRJ de Inovação, Prof.ª Flávia Lima do Carmo; da representante discente e membro da rede de agroecologia da UFRJ, Marina Pellegrini; e do agricultor da feira agroecológica da UFRJ Domingos Benevides), foi iniciada a programação científica.

A mesa redonda “Agrotóxicos- aspectos técnicos e impactos sobre a saúde humana” abordou questões relacionadas às características dos agrotóxicos, os impactos sobre a saúde do agricultor e os efeitos desses produtos químicos sobre a saúde materno-infantil. Ainda no dia 12, a mesa sob o título “Relato de Experiências” revelou vivências sobre as feiras orgânicas no RJ, restaurantes orgânicos, agricultura urbana e sobre esforços para mudar a cultura de produção de alimentos pela educação.

No dia 13, a conferência “O uso da tecnologia na produção de alimentos”, tratou dos avanços da ciência na área de tecnologia alimentar e dos desafios na produção de alimentos seguros para o consumo humano. O evento contou, também, com as exposições “Tenda da Felicidade”, na qual foi apresentada aos visitantes uma simulação da produção de refrigerante para demonstrar o tipo e quantidade de açúcar e outros ingredientes utilizados; a tenda da rotulagem, que enfatizou a importância da leitura e compreensão dos rótulos de alimentos; e a oficina “Os mistérios da extração do café”, atividade do projeto de Extensão "Transgarçonne" na qual os visitantes puderam conhecer diferentes tipos de grãos de café e saborear a bebida preparada com grãos orgânicos.

O evento teve, também, uma seção de apresentação de trabalhos, na modalidade pôster, com um total de 49 trabalhos aprovados para exposição e apresentação à comissão científica do Encontro, além de quatro trabalhos premiados com menção honrosa.

Ao Encontro Sabores e Saberes, desde sua criação, integra-se a feira agroecológica, que reúne produtores da agricultura familiar e cooperativas de artesanato produzido de forma sustentável que, habitualmente, expõem seus produtos às quintas-feiras, no prédio do Centro de Ciências da Saúde e em outros pontos da Cidade Universitária.

A equipe organizadora foi composta por docentes e alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia do INJC e uma aluna do curso de Ciências Biológicas, além de um representante do Sistema de Alimentação da UFRJ e de Iris Guardatti, da Agência UFRJ de Inovação.

O Sabores e Saberes foi contemplado pelo edital PROFAEX 2019/PR5, com concessão de bolsas evento, recebeu o apoio da Coordenadoria de Comunicação - COORDCOM UFRJ para a produção da identidade visual e concepção das peças de divulgação do Encontro, da Diretoria de Acessibilidade - DIRAC/UFRJ, que disponibilizou profissionais para tradução/interpretação de língua de sinais e da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças/PR3.

saboresesaberes2019b

Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)