12 de maio de 2022 Agência UFRJ de Inovação lança Relatório Anual de Gestão
Maio de 2022 – 2021 foi um ano de avanços para a Agência de Inovação UFRJ, como revela seu Relatório Geral de Gestão, apesar dos desafios impostos pela Covid-19. Em meio ao cenário de dificuldades da pandemia e da crise econômica enfrentada pelo país, o órgão desempenhou papel fundamental para o reconhecimento do direito sobre propriedade intelectual dos inventores: foram 51 ativos protegidos e 65 concedidos (o maior número dos últimos seis anos).
“Mesmo diante de uma realidade que afeta severamente a relação entre a universidade-empresa e a geração de inovações, a Agência se reestruturou e em 2021 se firmou como catalizador do ecossistema de inovação da UFRJ”, avalia a coordenadora da Agência, Kelyane Silva.
Entre as conquistas de 2021, o Relatório Geral de Gestão destaca o maior ganho econômico resultado de contratos de transferências de tecnologias na história da Agência. Foram R$ 3 milhões de royalties recebidos em contrapartida ao conhecimento desenvolvido na UFRJ e transferido à empresas.
Responsável pela promoção de parcerias entre empresas e a UFRJ, de modo que o conhecimento produzido na instituição chegue à sociedade através de produtos, tecnologias e serviços, e ainda pela difusão da inovação na universidade, a Agência avaliou, no ano passado, 309 processos de parcerias e serviços técnicos especializados com instituições públicas e privadas, além de questões relacionadas a propriedade industrial. A emissão de pareceres, aliás, ficou mais ágil. Agora, são necessários apenas três dias corridos. Menor tempo e maior efetividade.
“Também em 2021, aprovamos a Política de Inovação da UFRJ, que consolidou a Universidade entre as instituições de ensino superior que veem na inovação uma forma de ultrapassar os muros acadêmicos ao facilitar e dar segurança jurídica de forma institucionalizada aos pesquisadores”, diz Kelyane.
Como agente promotor de inovação, a Agência UFRJ tem no portfólio tecnologias aplicáveis a diferentes áreas: biocombustíveis, mobilidade urbana, prevenção, tratamentos e diagnóstico de doenças ou quadros clínicos, biotecnologia, biomateriais, biomassa, eletroímãs e supercondutores, nanotecnologia, entre outras. Em 2021, tramitou pela Agência parcerias e contratos com 267 instituições. Destes processos, 65% envolvem a Petrobras, a maior parceira da UFRJ.
Veja o relatório AQUI