27 de outubro de 2022 Agência de Inovação agora é InovaUFRJ!
À frente da política de inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Agência UFRJ de Inovação agora é InovaUFRJ. A mudança marca um momento de reestruturação e espelha o compromisso do órgão de conectar e integrar todo o ecossistema de inovação que move a universidade.
A InovaUFRJ vai trabalhar e cultivar, ativamente, um ambiente integrativo de excelência científica, conectando as capacidades da UFRJ com as indústrias e a sociedade na forma de novos produtos, processos e tecnologias para o bem-estar social. Para a Diretora da InovaUFRJ, Kelyane Silva, a proposta é ser um agente ativo do maior bem da universidade, que é o conhecimento.
“Faremos isso fomentando, avaliando, protegendo, mas, principalmente, transferindo estrategicamente as tecnologias desenvolvidas pela universidade. Nos esforçaremos para tornar todos os resultados das pesquisas acessíveis às empresas e organizações e, dessa forma, torná-los mais próximos da sociedade. Inovar é um dos drives de qualquer economia. A UFRJ é a maior universidade federal do país e a mais inovadora, e a InovaUFRJ precisa acompanhar estes avanços e se modernizar.” afirma.
A InovaUFRJ pretende traduzir as inovações da UFRJ em soluções valiosas, que tornam o mundo um lugar melhor. Para isso, vai atuar junto de toda a comunidade da universidade e incentivar a realização de mais parcerias, prestações de serviços especializados e o desenvolvimento de inovações. Combinar tecnologias com licenciados e investidores requer experiência, recursos e redes de negócios eficazes. Trata-se de um salto, para se tornar referência em transferência de tecnologia no país.
Segundo Kelyane, a mudança também traz para a comunidade acadêmica um atendimento mais dinâmico a ativo. “Teremos um olhar mais preocupado com a necessidade de cada projeto inovador, procurando sempre uma resposta rápida, atenção personalizada, trazendo segurança jurídica, transparência e confiança em nossas ações. A comunidade poderá contar, de fato, com uma estrutura que apoiará a combinação dos resultados da pesquisa com as empresas e organizações que têm potencial de levá-los ao mercado”, explica.
A reestruturação traz uma Inova mais ativa e de portas abertas para apoiar a inovação na UFRJ, sendo fundamental a atuação conjunta e integrada com os demais atores de inovação da universidade, bem como com a comunidade acadêmica e com nossos parceiros.
Para a Diretora da InovaUFRJ, é de grande importância fomentar a inovação dentro das universidades. “A inovação, por natureza, necessita de conhecimento cumulativo, e neste cenário as universidades são celeiros de geração de novos conhecimentos e aprendizagens. A UFRJ se destaca como a universidade mais inovadora. Temos excelência acadêmica e precisamos, cada vez mais, transformar e mover o conhecimento gerado nos muros acadêmicos para a sua aplicação social, proporcionando desenvolvimento e bem-estar da sociedade” diz.
Sobre a nova marca:
O projeto para a nova identidade visual, que durou oito meses, vem acompanhado de uma mudança na estratégia de comunicação e reposicionamento, fortalecendo a interação com os diferentes stakeholders e potencializando ações on e offline. Com esse movimento, Parque Tecnológico, Inovateca e Inova UFRJ passam a ter logomarcas que contam com a mesma fonte, as mesmas cores e design complementar. A equipe de comunicação do Parque foi a responsável pelo desenvolvimento das logomarcas.
– Todas têm o mesmo DNA da inovação -, explica Kelyane.
Sobre a Inova UFRJ
A Inova UFRJ é o núcleo de inovação tecnológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre suas atribuições estão a difusão da Inovação em toda a Universidade, a proteção do conhecimento gerado na UFRJ, a transferência e licenciamento de tecnologias, e a articulação de parcerias entre empresas e a UFRJ, de modo que o conhecimento produzido na instituição possa, de fato, chegar à sociedade.
Também é sua responsabilidade articular projetos inovadores nas áreas de Empreendedorismo e Inovação Social, promovendo convergências que mostram que a inovação pode acontecer em qualquer área de atuação e não apenas quando se fala em tecnologia de ponta.
Considerada a universidade mais inovadora do país, segundo o Ranking Universitário da Folha, e eleita a melhor universidade federal do país pelo QS Latin America 2022, um dos mais respeitados rankings acadêmicos, a UFRJ tem seu corpo social composto por mais de 65 mil estudantes e quatro mil docentes. Estimular a expansão e aplicação do conhecimento gerado da universidade em produtos, processos e serviços inovadores capazes de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do país é dever da UFRJ por meio da Inova. O compartilhamento de laboratórios –regulamentado pela universidade em 2021 com a participação da Agência – foi mais uma conquista que veio para beneficiar toda a sociedade.