InovaUFRJ e Casa da Ciência inauguram Sinfonia da Criatividade

InovaUFRJ e Casa da Ciência inauguram Sinfonia da Criatividade

Nesta terça-feira (13), a InovaUFRJ, em parceria com a Casa da Ciência da UFRJ, inaugurou a mostra Sinfonia da Criatividade, uma celebração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

A cerimônia de abertura contou com palestras que abordaram a relação entre propriedade intelectual e música. Na primeira mesa do dia, Daniela Uziel, diretora da InovaUFRJ, recebeu o professor João Ramos Torres de Mello Neto, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ; Júlio César Castelo Branco Reis Moreira, presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial; a professora Patricia Silva Dornelas, superintendente de Difusão Cultural e Científica do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ; e Renata Angeli, assessora da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ.

Em seguida, o professor Leonardo De Marchi, da Escola de Comunicação da UFRJ, e Pablo Borges Barbosa, do escritório Licks Advogados, conduziram um debate sobre os impactos da digitalização e das novas tecnologias nos direitos de propriedade intelectual no campo musical.

No período da tarde, Luiz Gustavo Baptista, economista e técnico em pesquisa da InovaUFRJ, apresentou a palestra Sinfonia da Inovação, um panorama sobre patentes relevantes no universo musical e na evolução dos sons. Logo depois, o público pôde aprender mais sobre Instrumentos Musicais e Conhecimentos Tradicionais, com Leonardo Fuks, professor da Escola de Música da UFRJ, e Edson Antonio dos Santos, músico e luthier formado pela ONG Oficina Escola de Luteria da Amazônia (OELA).

O encerramento da cerimônia ficou por conta de Tiana Marzullo dos Santos — mestre em administração e engenharia, pianista e tataraneta de Chiquinha Gonzaga. Tiana apresentou três canções da maestrina, pioneira na luta pelos direitos autorais no Brasil, e promoveu um debate com o público sobre as relações e os desafios entre Propriedade Intelectual e Inteligência Artificial.

A figura de Chiquinha Gonzaga serviu como fio condutor para a abertura da exposição, que a homenageia como uma das precursoras da defesa dos direitos autorais na música brasileira. A mostra, em cartaz na Casa da Ciência até 16 de junho, convida o público a explorar, de forma interativa, as conexões entre música e os diferentes tipos de propriedade intelectual. Além disso, a exposição apresenta a história de instrumentos, criações e ritmos diversos que compõem a riqueza do cenário musical brasileiro.

SERVIÇO:
Exposição Sinfonia da Criatividade
De 14 de maio a 29 de junho
De terça a sexta-feira: das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 17h
Casa da Ciência – Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo