5 de dezembro de 2024 Dia Nacional da Acessibilidade: alunos da UFRJ desenvolvem tecnologias assistivas em 3D
No Dia Nacional da Acessibilidade, tecnologias assistivas desenvolvidas por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro ganharam destaque no jornal O Globo. A reportagem, cita o projeto de extensão e pesquisa de Terapia Ocupacional, Design Industrial e Engenharia de Produção, responsável por criar dispositivos que vêm revolucionando o dia a dia dos pacientes atendidos no serviço de Terapia Ocupacional do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Liderado pela Professora Carolina Maria do Carmo Alonso, o projeto conta com uma série de dispositivos já em uso e outros em processo de proteção por Desenho Industrial pela InovaUFRJ.
Os dispositivos feitos com impressão 3D auxiliam no manejo, movimentação, movimentos de garra e pega de itens de uso comum, como talheres, fio dental, escovas de cabelo, pincéis de maquiagem e outros. A tecnologia permite que uma pessoa que tem membros superiores amputados, paralisados, com movimentação limitada ou sem a força necessária nas mãos, ou braços possam ter autonomia para executar as atividades diárias sozinhos.
A Tecnologia Assistiva (TA) promove ganhos individuais para Pessoas Com Deficiência (PCD), com aumento da qualidade de vida, participação na educação e trabalho; e benefícios socioeconômicos, com redução de custos na saúde e assistência social. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas no mundo precisam de TA, porém menos de 10% deste grupo têm acesso a tais recursos. No Brasil, embora a Legislação garanta o acesso à TA, a dispensação destes dispositivos ainda não atende a necessidade das PCD. Buscando a superação deste quadro, o projeto FABTA usa recursos de fabricação digital para aumentar o acesso das PCD, atendidas nos serviços de Terapia Ocupacional (TO) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à TA.
Clique aqui para acessar a reportagem do O Globo.