20 de novembro de 2024 Dia Nacional da Consciência Negra: conheça mentes que transformaram a ciência
A história da ciência e da tecnologia da inovação foi construída por mentes brilhantes e diversas. No entanto, apesar de notáveis contribuições ao longo da história, pessoas pretas enfrentaram e enfrentam até hoje obstáculos como o racismo e o apagamento de seus feitos.
No Dia da Consciência Negra, homenageamos as vozes e mentes de pessoas pretas que de alguma forma transformaram a ciência e o mundo. É dever de todos garantir que suas histórias não sejam apagadas, hoje e nos demais dias do ano.
Para celebrar esta data cheia de significado, selecionamos algumas personalidades que fizeram história com suas criações e pesquisas.
Katherine Johnson
Katherine Johnson foi uma matemática e cientista norte-americana cujo trabalho foi essencial para o sucesso das primeiras missões espaciais da NASA. Ela calculou a trajetória da missão que levou o astronauta John Glenn a orbitar a Terra em 1962, garantindo a segurança da operação. Sua história inspirou o filme “Estrelas Além do Tempo”.
Jaqueline Goes de Jesus
Jaqueline Goes de Jesus é uma biomédica brasileira que liderou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do coronavírus no Brasil, realizado em tempo recorde (48 horas) após o primeiro caso confirmado no país. A pesquisadora atua no estudo de vírus emergentes e tem um papel fundamental no monitoramento de variantes da COVID-19.
Mae Jemison
Engenheira, médica e ex-astronauta, Mae Jeminson se tornou a primeira mulher negra a viajar ao espaço, em 1992. Além de sua histórica missão espacial, Jemison tem uma carreira voltada à pesquisa médica e à promoção da ciência. Ela também fundou o projeto “The Jemison Group”, que aplica tecnologia para melhorar a vida nas comunidades e, ao longo de sua carreira, tornou-se uma importante defensora da diversidade na ciência e exploração espacial.
Patricia Bath
Patricia Bath foi uma oftalmologista, inventora e pesquisadora norte-americana pioneira no campo da medicina ocular. Ela foi a primeira mulher negra a patentear um dispositivo médico, a sonda Laserphaco, que revolucionou o tratamento da catarata ao permitir um procedimento menos invasivo.
George Washington
George Washington Carver foi um cientista, inventor e agrônomo norte-americano cujas pesquisas inovadoras no cultivo e uso do amendoim, batata-doce e outras culturas ajudaram a revitalizar a agricultura no sul dos Estados Unidos. Carver criou mais de 300 produtos derivados do amendoim, incluindo cosméticos, tintas e combustíveis.
Juliano Moreira
Juliano Moreira é considerado o pioneiro da psiquiatria no Brasil. Nascido em 1872, ele foi o primeiro médico negro a se formar na Bahia e, ao longo de sua carreira, se destacou por seu trabalho inovador no tratamento de doenças mentais. Moreira trabalhou ativamente para combater o preconceito racial dentro da ciência, ao mesmo tempo em que desafiava as ideias preconceituosas sobre os negros e as doenças mentais. Seu legado inclui a modernização da psiquiatria no país e a defesa do cuidado humano aos pacientes psiquiátricos.
Viviane dos Santos Barbosa
Viviane dos Santos Barbosa é uma engenheira química e bioquímica que pesquisa catalisadores, substâncias que aceleram e melhoram o rendimento de reações químicas. Em 2010, ganhou um importante prêmio internacional, concorrendo com 800 trabalhos de cientistas de outros lugares do mundo. O catalisador desenvolvido por Viviane reduz a emissão de gases poluentes.