UFRJ ganha nova Incubadora de Negócios

A Universidade Federal do Rio de Janeiro passará a contar com uma incubadora de negócios com foco em impacto social e ambiental. A Inyaga, que significa “Nossa Terra” em Ka’apor, língua indígena pertencente à família Tupi-Guarani, é uma iniciativa da FACC- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ. O principal objetivo da nova incubadora é contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social e ambiental do país, por meio do apoio a empreendimentos sociais que gerem impacto e valor agregado ao entorno.

A Incubadora chega em sinergia com o ecossistema de inovação da universidade que hoje conta com a Inova UFRJ, o Parque Tecnológico, o Sistema Inova, mais de 1.400 laboratórios e as demais incubadoras. A Universidade tem colocado a inovação como uma das pautas centrais da gestão da UFRJ, entendendo a importância estratégica que o tema merece e ciente da capacidade instalada e do capital intelectual fortemente preparado para traçar mudanças significativas, mesmo em cenários de limitações orçamentárias. É exatamente nestas situações que as inovações e o olhar estratégico para a sustentabilidade demonstram as suas potencialidades.

A Incubadora será coordenada pela Eliane Ribeiro, professora titular da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ, onde leciona disciplinas na área de empreendedorismo e inovação. Foi Diretora da FACC/UFRJ e atualmente coordena o Inova CCJE, o Programa de Gestão e Inovação e a Incubadora Social da UFRJ, desenvolvendo projetos na área de empreendedorismo, gestão, inovação e desenvolvimento inclusivo. Eliane também é doutora em Engenharia de Produção pela UFF e mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ.

Para Eliane, a inovação é fundamental para o desenvolvimento de novos negócios no setor. “Acreditamos que a inovação é o caminho para que possamos desenvolver bons projetos que tenham de fato impacto social e ambiental, além serem negócios sustentáveis economicamente. Temos na universidade muitos laboratórios, alunos e pessoas estudando o assunto, que fazem do nosso ambiente um potente gerador de novas empresas. Além disso, cada vez mais as questões sociais e ambientais serão primordiais para que possamos garantir o bem-estar das gerações futuras” afirma.

A Inyaga está localizada dentro do Parque Tecnológico da UFRJ e será aberta para negócios de todo país. Ela contará com uma série de serviços para os projetos residentes como assessoria na gestão, treinamentos, comunicação e outros. A gestão compartilhada da Incubadora considera as expertises da FACC na capacitação de profissionais e na gestão de organizações e do PTEC/UFRJ no apoio à infraestrutura e modelagem de instrumentos de impacto para o desenvolvimento institucional da Universidade no campo do empreendedorismo e inovação.