Vem aí IPDAY 2023

UFRJ realiza IP DAY em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Evento contará com exposição de tecnologias e protótipos da UFRJ, palestras, debates e arte

No próximo dia 26 de abril, a Universidade Federal do Rio de Janeiro irá realizar o evento IP DAY UFRJ, em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Mundial, que este ano terá como tema “Mulheres e Propriedade Intelectual: acelerando inovação e criatividade”. O evento é realizado pela InovaUFRJ em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ, WIPO – World Intellectual Property Organization, do USPTO – United States Patent and Trademark Office e do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. As atividades também fazem parte da Semana de Inovação – Parque 20 anos.

A programação contará com exposição de tecnologias e protótipos da UFRJ, debates, palestras, balcões de atendimento e a presença dos principais agentes presentes na Propriedade Intelectual do cenário nacional. O objetivo é difundir a relação que os jovens têm com a propriedade intelectual, com a inovação e com a criatividade. O evento é gratuito e será realizado na Inovateca, dentro do Parque Tecnológico da UFRJ, e contará com transmissão ao vivo.

Confira a programação completa do IP DAY 2023

Espaço Auditório:

9h às 10h: Início do evento e mesa de Abertura: Representantes da OMPI, INPI, USPTO, InovaUFRJ e Parque Tecnológico da UFRJ.

10h – Apresentação artística – Grupo de dança – As Histórias de @EvaMariaGeni.

10h30 às 11h15: IP Demo – Cases de Empreendedoras de tecnologias para o futuro – Formato de Pitch OdontoGuardians / Minervas digitais / SIGUALA – Selo de igualdade.

11h15 – 11h55 – Debate Inovações feitas por, para e com mulheres. É interessante pensar em inovações voltadas exclusivamente para o público feminino? Mediação: Kone Cesário Participantes: Firjan – Julia Zardo Rio, Cláudia Pessoa SEBRAE  e Carla Panisset.

13h30 às 15h: Roda de conversa – Mulheres em Propriedade Intelectual – Atuação profissional e mercado de trabalho. Mediação: ABAPI.

Espaço Arena

Entretenimento e capacitação. As ações ocorrerão simultaneamente durante todo o evento.

10h às 11h: workshop “Celebrando a PI com o USPTO”

11h às 13h: workshop “Promovendo a diversidade e a inclusão na PI – INPI”

*Com certificado para participantes

Espaço Janela Virtual

Exposição de tecnologias e protótipos da UFRJ

Espaço Capsulas de conhecimento (Janela Virtual)

Atendimentos e “tira-dúvidas” sobre PI e Inovação com Sebrae, INPI e PROFNIT.

Espaço Nuvem

Arte e Cultura sob a lente feminina

Serviço:

Evento: IP DAY 2023

Local: Inovateca – Rua Aloísio Teixeira, nº 564 – Parque Tecnológico da UFRJ – Cidade Universitária – Rio de Janeiro/RJ

Dia 26 de abril

Modalidade: Evento gratuito e presencial, com transmissão ao vivo.