inovativa2017Empreendedores interessados em alavancar seus negócios devem ficar atentos a mais uma oportunidade oferecida pelo InovAtiva Brasil. O programa, que oferece mentoria e capacitação gratuita para empresas, está com inscrições abertas para o seu segundo ciclo de aceleração de 2017. Para se candidatar a uma das 300 vagas oferecidas, os interessados precisam se inscrever no site do programa até o dia 10 de julho e aguardar a seleção.

De acordo com dados da Associação de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimentos (ABRAII), a aceleração gera impacto direto na validação do produto, reduzindo em até cinco meses o tempo que esse processo levaria sem o acompanhamento dos mentores. Além disso, o estudo ainda aponta o crescimento de 17,2% no faturamento médio das empresas analisadas que passam pela aceleração.

O Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, acredita que a expansão do programa acontece pois existem empresas de altíssimo nível prontas para disputar vagas, inclusive no exterior. ‘‘A inovação no Brasil ganhou bastante força com as startups aceleradas pelo InovAtiva. Com o apoio de grandes mentores voluntários, os empreendedores vão apresentar seus projetos a executivos experientes, além de terem diversas vantagens adicionais como possíveis parcerias de renome e até apoio para internacionalização dos projetos’’, comentou.

Primeiro ciclo de 2017 teve mais de mil inscritos

No ciclo 2017.1, foram 1793 projetos inscritos que passaram por uma peneira onde 300 foram selecionados. Entre eles constavam empresas inovadoras iniciantes espalhadas por 103 cidades de 24 estados, englobando 18 setores da economia, com destaque para tecnologia da informação (25%), serviços (16%), saúde (12%) e agronegócios (11%). ‘‘Neste ciclo foram 1793 propostas submetidas, 30% a mais que o melhor resultado anterior, o que significa que a competição foi muito maior”, informou o Secretário.

Ele destacou que o objetivo do InovAtiva Brasil é qualificar startups com ideias e tecnologias incríveis, mas com pouco conhecimento de negócio. “São empreendedores com grande potencial, mas que em geral ainda não falam a língua do mercado, não sabem como atingir o seu cliente e abordar um potencial investidor. Auxiliamos nesse primeiro passo e entregamos elas mais estruturadas apenas quatro meses depois”, completou.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, também ressaltou a relevância da ação para o segmento: “O InovAtiva traz uma série de impactos positivos para as empresas participantes. Esses resultados podem ser percebidos no aumento da sobrevivência das empresas, da expectativa de faturamento e da valorização no mercado em que atuam”, disse.

Expectativas para o ciclo 2017.2

A expectativa é que ainda mais empresas se cadastrem no segundo ciclo. ‘‘A aceleração é o diferencial do ecossistema de inovação no país. Tivemos um time de primeira apoiando os novos empreendedores no primeiro ciclo e, para o segundo, vamos manter os cursos e mentorias, pois o desafio é aumentar a quantidade de startups aceleradas sem perdermos a qualidade do programa’, comentou Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI.

A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, acredita que a grande diversidade de negócios acelerados pelo programa dá visibilidade ao empreendedorismo no Brasil. “O programa coloca à disposição das startups selecionadas um grupo de mais de 300 mentores, dentre eles vários executivos de grandes empresas e especialistas que as orientam na formatação do seu negócio. E o mais importante, o programa promove relacionamento entre essas startups e investidores que vão realizar aporte de capital nesses projetos”, comentou.

O InovAtiva Brasil é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Sebrae, e executado pela Fundação CERTI. As inscrições devem ser feitas até 10 de julho a partir do seguinte link: http://www.inovativabrasil.com.br/plataforma/desafio/16.

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ