ceox1diaEstudantes de graduação do penúltimo e último ano interessados em participar da 3ª edição do programa CEO por um Dia podem efetuar inscrição online até 31 de julho no site www.ceox1dia.com.br. Serão selecionados 22 universitários que em setembro irão acompanhar integralmente a rotina do principal dirigente de uma grande corporação. “Os alunos terão uma experiência inédita e irão viver uma situação que muitos executivos mais seniores nunca viveram”, diz Luiz Wever, CEO da Odgers Berndtson, que organiza o programa.

A companhia é uma das líderes globais do segmento de recrutamento e seleção de executivos e realiza o programa há oito anos em países como Espanha, Portugal, África do Sul, Canadá, Alemanha, Inglaterra, Finlândia e Emirados Árabes Unidos. No Brasil, a Odgers Berndtson conta com a parceria do Estado, PDA International, Machado Meyer Advogados e Centro de Carreiras da FGV-Eaesp.

O CEO da Odgers ressalta que os jovens participarão de um dia de gestão no comando de uma empresa com grande visibilidade de mercado. “Eles terão a chance de assistir qual é a real missão, função e agenda de um CEO. Queremos desmistificar a ideia de que o presidente de uma companhia é uma pessoa que só fica dando ordens e participando de reuniões”, diz. “Os CEOs são pessoas que participam estrategicamente, pessoalmente e culturalmente da gestão do negócio, exercendo grande liderança todos os dias nas empresas que comandam”, acrescenta Wever.

Na prática

Verônica Pricoli Scheel participou da edição 2016 do programa. Era estudante de engenharia de produção na Unicamp e acompanhou um dia de trabalho do CEO da empresa da sucos Natural One, Ricardo Ermírio de Moraes (foto). “Ele é muito aberto, me deu grande atenção e contou bastante a respeito da sua experiência profissional”, conta. Hoje a jovem é trainee de engenharia na Volkswagen do Brasil e comenta como a participação no CEO por um dia ainda influencia sua vida profissional: “Aprendi que o trabalho em equipe, sem competição ou omissão de informações entre os colegas, torna o ambiente transparente, colaborativo e agradável. Além disso, um presidente não faz nada sozinho e depende de todos trabalhando em prol do mesmo objetivo”.

Verônica afirma que também aprendeu que o respeito dos colaboradores por seu gestor se conquista por meio da competência e conhecimento. A jovem ressalta que o CEO é o exemplo máximo na empresa: “Ele é o porta-voz que tem de convencer os outros que se deve apostar em certa estratégia, e isso irá ocorrer desde que ele seja realmente respeitado”.

A trainee afirma que a humildade e proximidade do CEO com os funcionários, como viu na Natural One e como ocorre, segundo diz, na Volkswagen com o CEO David Powels, é fundamental para o desenvolvimento das organizações.

Expectativa

Wever conta que a primeira edição do programa, ocorrida em 2015, teve oito participantes: “No ano passado, foram 16. Nesta edição, teremos CEOs de 22 empresas”. Segundo ele, a expectativa para este ano é receber inscrições de, aproximadamente, mil alunos de mais de 60 instituições de ensino. “O primeiro filtro reduz esse número para 50 a 60. Estes passam por teste psicométrico feito com ferramenta do PDA, um dos nossos patrocinadores. Após esse teste, restarão 30 finalistas, que serão entrevistados pessoalmente pelos sócios da Odgers ou por meio de vídeo conferência, caso residam em outros Estados”, explica.

De acordo com ele, os selecionados que tiverem necessidade de viajar terão as despesas com o transporte e estadia cobertas pela empresa participante que irá receber esse aluno.