forumacessibilidade2017Retomando os trabalhos da última sessão, o Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva realizou na quinta-feira, dia 20/4, sua 5ª plenária, no salão nobre da Decania do Centro de Tecnologia (CT). O evento contou com a presença do reitor, Roberto Leher, e de membros da comunidade universitária, entre eles, alunos, docentes e técnicos-administrativos.

Responsável por assuntos acadêmicos, a Câmara II apresentou a proposta do módulo geral de capacitação, aprovado na íntegra pela plenária. Funcionando como uma espécie de “curso de acolhimento”, o objetivo da ação é sensibilizar e preparar a Universidade para receber pessoas com deficiência.

O projeto ganhou prioridade com a Lei 13.409, sancionada no final do ano passado, que inclui pessoas com deficiência entre os beneficiários de reserva de vagas nas universidades federais e nas escolas federais de ensino médio técnico. A tendência é que o número de pessoas com deficiência ingressando na Universidade comece a aumentar já no próximo semestre.

Iris Guardatti, da Agência de Inovação UFRJ e membro da PR-2, destacou a importância do funcionamento pleno dos recursos de acessibilidade já existentes na Universidade, visando garantir mínimas condições para receber os novos membros. A curto prazo, “a ideia é mitigar algumas das problemáticas envolvendo acesso e mobilidade”, afirmou.

Entre as ferramentas já disponíveis estão os ônibus internos, as rampas e as calçadas da Cidade Universitária, com pisos táteis e sinalizações adaptadas nos maiores pontos de circulação do campus.

Reconhecendo o atraso da UFRJ nas questões envolvendo acessibilidade, o reitor, Roberto Leher, lembrou da necessidade imediata da implantação de políticas que garantam acesso, mobilidade e inclusão de pessoas com deficiência no espaço universitário. Leher celebrou a realização de mais uma edição do Fórum e a evolução na construção de uma política de acessibilidade e inclusão efetiva. “Que os encaminhamentos sigam a trajetória otimista que estamos traçando”, desejou.

Site

O projeto do Portal do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva foi apresentado na plenária. Desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCOM) em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (TIC-UFRJ), o site já possui conteúdo e está em estágio final de teste. A versão definitiva será lançada ainda neste ano.

O objetivo da ferramenta é facilitar a comunicação entre o Fórum e a comunidade acadêmica, divulgando ações e materiais produzidos nas plenárias, além de informar sobre eventos e datas importantes. Com a missão inclusiva e o desafio de garantir conteúdo 100% acessível, o Portal está sendo aperfeiçoado e já atingiu 80% de aprovação em testes realizados sob os padrões estabelecidos pelo governo.

Entre os recursos já disponíveis, estão o contraste para pessoas com baixa visão e a opção de fontes especiais, próprias para pessoas com dislexia. A próxima plenária está marcada para o dia 18/5, em local a definir.

FOTO: Diogo Vasconcellos (CoordCOM)