fotomapadainovacaosocialAcaba de ser disponibilizado um novo espaço virtual voltado à divulgação de projetos e produção de informações relativas à temática da inovação social. Trata-se do Mapa da Inovação Social, que pode ser acessado neste link.

A iniciativa pretende ser um espaço fomentador de articulações responsável por promover o diálogo com com as pessoas que atuam neste campo, auxiliando a pensar a atuação da Universidade nas respostas aos desafios da sociedade contemporânea. Assim, através de uma produção colaborativa de conhecimento, espera-se criar uma rede de pessoas e organizações que lidam com esta temática, dando mais visibilidade e subsídios à produção de conhecimento neste campo.

A ideia de construção de uma plataforma voltada a iniciativas sociais inovadoras vem desde 2008, quando foi desenvolvido o projeto do Instituto Virtual de Inovação Social (IVIS). Uma série de percalços que vão desde dificuldades técnicas até barreiras na cultura institucional, não permitiu o avanço da iniciativa. No entanto, a importância de se ter um espaço de divulgação e articulação de uma rede de iniciativas de interesse social nascidas na UFRJ se manteve presente. É esta lacuna que o Mapa da Inovação Social pretende preencher.

“É sabido que há um conjunto de informações que estão dispersas em diferentes espaços de consulta e sem uma organização orientada pelas questões específicas do tema da inovação social e outros grupos interessados nas temáticas afins. O que esperamos é que além das informações organizadas, consigamos fomentar uma produção de conhecimento aplicada à ação dos atores acadêmicos e socais e dos formuladores de políticas públicas para este campo”, explica Iris Guardatti, responsável pelo setor de Inovação Social da Agência UFRJ de Inovação.

Como foi construído?

O trabalho foi feito pelo estudante Guilherme Monteiro, que, além de cursar graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional (DGEI) na UFRJ, também é estagiário da Agência UFRJ de Inovação. A metodologia utilizada para a construção do mapa envolveu a análise de banco de dados abertos, tais como a base minerva e as plataformas Somos UFRJ e Pantheon. Nelas, foram realizadas buscas a partir das palavras-chave: tecnologia social, economia solidária e inovação social. A seleção das tags seguiu o critério de números de citação na plataforma Somos UFRJ.