equipeinovativaO projeto kit hospitalar (Biodetergente + Luminol-UFRJ), desenvolvido por professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi selecionado para participar da 1ª Etapa do Ciclo de Aceleração InovAtiva Brasil 2017. Dentre as 1793 propostas inscritas nesse ciclo de aceleração, o kit apresentado pelos professores da UFRJ Claudio Lopes, Denise Freire e Anderson Fragoso dos Santos, além da estudante Taissa Souza, que estagiou na Agência UFRJ de Inovação, logrou o êxito de ficar entre as 300 com maior potencial inovador de todo o Brasil.

Duas empresas residentes na Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ também foram selecionadas. São a Cellen, que criou o primeiro banco de células-tronco para uso animal, e a Vórtex, que desenvolve sistemas de suporte à indústria de óleo e gás e à indústria portuária. A Scrum Half, que é spin-off da graduada GPE, também foi aceita.

O programa InovAtiva Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), tem por objetivo oferecer capacitação, mentoria e conexão para negócios inovadores no Brasil.

Luminol-UFRJ

O Luminol-UFRJ foi desenvolvido no Laboratório de Síntese e Análise de Produtos Estratégicos (Lasape), vinculado ao Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da UFRJ, e coordenado pelo professor Claudio Cerqueira Lopes. A substância tem potencial de uso em áreas como, por exemplo, a de saúde e de vigilância sanitária, viabilizando o diagnóstico de limpeza de unidades hospitalares, odontológicas e frigoríficos.

O luminol atua como ferramenta de controle nos processos de higienização destes ambientes, atestando a remoção de sangue e a eficiência dos processos de desinfecção. Entre os benefícios que podem ser gerados estão a diminuição dos índices de contaminação hospitalar e dos períodos de permanência de pacientes após cirurgias, além da erradicação da presença do vírus da hepatite C e outros microrganismos patogênicos do ambiente hospitalar.