lasinstudio

O conceito de Inovação Social, de acordo com a Stanford Social Innovation Review, é uma nova solução, mais efetiva, eficiente, sustentável ou justa que as soluções já existentes e cujo valor gerado beneficia, prioritariamente, a sociedade ou uma comunidade como um todo, e não apenas alguns poucos indivíduos.

Em outros termos, as inovações sociais respondem às necessidades de melhorar práticas sociais ou organizacionais, pactuando com a redução das desigualdades e privilegiando a melhoria da qualidade de vida. Tendo isso em vista, a Agência UFRJ de Inovação sempre está em busca de novas articulações e colaborações de dentro e de fora da Universidade, que estimulem o diálogo entre as iniciativas de inovação social.

Um dos frutos deste esforço é um workshop internacional que acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril integrando parte dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto LASIN (Latin American Social Innovation Network ou Rede de Inovação Social Latino Americana). O evento, que recebe o nome de Studio será realizado nas instalações da UFRJ e da UNIRIO e contará com a Agência UFRJ de Inovação em sua organização, conjuntamente com a COPPE e a SIX (Social Innovation Exchange), que opera em Londres.

A atividade também marca a inauguração da Unidade de Suporte à Inovação Social da UFRJ (USIS). Será, portanto, uma ótima oportunidade para discutir e divulgar o tema da inovação social dentro do ambiente acadêmico.

Serão realizados quatro Studios em diferentes países da América Latina: Chile, Brasil, Colômbia e Panamá, sendo que vinte participantes serão selecionados para participarem do evento nacional. A candidatura pode ser feita por qualquer indivíduo com uma ideia de inovação social (no caso de um grupo, um representante tomará parte nas atividades do Studio). Para tanto, os interessados deverão enviar um texto de 300 palavras para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. propondo um desafio que pretendam resolver e explicando o que entendem por inovação social (maiores orientações neste folder).

A definição dos 20 participantes do Studio no Brasil será realizada por comitê composto por membros (professores e técnicos) da UFRJ e UNIRIO, com contribuição da Social Innovation Exchange em etapa única. Serão considerados a clareza na apresentação dos desafios e idéias, bem como seus potenciais de desenvolvimento.

O prazo para submissão foi prorrogado até 31 de março. Os resultados serão divulgados no dia 14 de abril.

Sobre o LASIN

Financiado pela Comissão Europeia e coordenado pela Universidade Caledônia de Glasgow, o projeto envolve um consórcio de treze parceiros, incluindo onze universidades, dentre as quais está a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As atividades do projeto se basearão em quatro regiões da América Latina: Mercosul (com sede no Chile), Comunidade Andina (com sede na Colômbia), Brasil e América Central (com sede no Panamá).

Ao longo de três anos, os participantes do projeto vão conceber uma metodologia para nortear uma série de atividades curriculares e extracurriculares dentro das instituições participantes, a fim de promover e apoiar a inovação social. A ideia é que através de unidades especializadas de apoio à inovação social, as universidades possam desenvolver novas iniciativas e ações sustentáveis que contribuam diretamente para a coesão social, a igualdade e o desenvolvimento socioeconômico em cada região.

Embora o projeto envolva diretamente a comunidade acadêmica, ele pretende ter um alcance muito maior, impactando as atividades de organizações comunitárias, autoridades locais, ONGs; pequenas e médias empresas, jovens, mulheres, populações indígenas e muitos outros. Pretende-se que as universidades possam dar um verdadeiro contributo para as suas comunidades através da construção de um novo paradigma para a transferência de conhecimento no ambiente universitário, apoiando o conceito de inovação social como chave para o desenvolvimento e a coesão, tanto a nível regional como internacional.