alunoscontadoresEstão abertas as inscrições para o projeto de extensão Alunos Contadores de Histórias. O grupo seleciona e capacita, a cada período, 70 novos voluntários para levarem a alegria e a magia dos livros infantis às crianças do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), localizado na Cidade Universitária.

Segundo Regina Fonseca, uma das coordenadoras, a iniciativa tem dois grandes objetivos: “Queremos trazer para o espaço hospitalar um momento de descontração, alegria e entrosamento, além de oferecer um contato literário para as crianças. Nossa grande preocupação é que elas tenham contato com o livro. Ele é sempre nossa ferramenta e nosso tesouro".

Mas os benefícios não são só para os pequenos. Os alunos também aprendem muito. Carolina Ponce, estudante de Defesa e Gestão Estratégica Internacional e apoiadora do projeto, se surpreendeu com o poder da leitura. “A gente entra pensando em ajudar a criança, mas o retorno pessoal é bem maior. Acabamos dando mais valor para algumas coisas da vida”, comenta.

Os únicos requisitos são possuir matrícula ativa nos cursos de graduação ou pós da UFRJ e ter disponibilidade para comparecer em todas as etapas da seleção. As inscrições vão até as 12h do dia 14/2 na página do projeto. A palestra de apresentação acontece em 18/2, quando será exposto o calendário completo.

Em nove anos, o projeto já recebeu quase 900 alunos e atendeu milhares de crianças.