universidadedasquebradas2017

Muito se fala, dentro do âmbito acadêmico, sobre a importância da troca de saberes e sobre a articulação de experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia. É justamente visando a atender esta demanda – que hoje se torna urgente em função do impacto do desenvolvimento da cultura das periferias – que foi concebido o Laboratório de Tecnologias Sociais Universidade das Quebradas.

Promover o encontro entre o conhecimento produzido na academia e aquele produzido na periferia. É este o objetivo da Universidade das Quebradas. Neste sentido, a iniciativa pode ser considerada uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que é um projeto voltado para as comunidades que estão produzindo cultura mesmo sem acesso à produção intelectual das universidades, ele também se volta para a própria comunidade acadêmica, que demonstra uma carência similar em relação ao acesso a outros saberes e formações culturais de fora da Universidade.

Contando com uma metodologia experimental e, portanto, flexível a alterações em função da respostas dos participantes, a Universidade das Quebradas tem como alicerce fundamental o conceito de ecologia de saberes, desenvolvido ainda que de maneiras diferentes por autores como Felix Guattari e Boaventura de Sousa Santos. Por ecologia de saberes esses autores entendem o equilíbrio sistêmico entre as diversas formas de saberes vernaculares e acadêmicos, e a longa trajetória histórica de silenciamento de certos saberes não formais por outras formas dominantes de conhecimento.

Em 2017 serão disponibilizadas 80 vagas para o curso Universidade das Quebradas, que contará com aulas ministradas às terças-feiras, das 10h às 18h, na Faculdade de Letras da UFRJ, no campus do Fundão. As atividades têm início previsto para 4 de abril e término em 28 de novembro. Os participantes deverão ter uma frequência mínima de 75%, além de apresentarem um trabalho final de conclusão do curso.

As inscrições ficam abertas até 1º de março. Os interessados podem se inscrever através dos links que constam neste site.

É importante ressaltar que o curso será absolutamente gratuito e sem burocracias de acesso. Mais informações através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Universidade das Quebradas é um projeto apoiado pela Agência UFRJ de Inovação.