inauguracaohubCom o objetivo de incentivar e conectar o movimento empreendedor dentro da Universidade, o Parque Tecnológico da UFRJ promoveu entre os dias 6 e 8 de dezembro, a inauguração oficial do espaço HUB UFRJ. A cerimônia contou com a presença do deputado federal Otávio Leite, responsável pela emenda parlamentar que tornou o projeto possível, do diretor do Parque, José Carlos Pinto, e de representantes do movimento empreendedor na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Durante os três dias de evento, foram realizadas palestras, oficinas, mesas de debates e um Hackathon de Sustentabilidade, maratona que reuniu programadores, desenvolvedores, ativistas, inventores e designers com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para desafios ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade. Todas as atividades realizadas nos três dias de inauguração foram desenvolvidas por estudantes ligados ao movimento empreendedor da UFRJ, com apoio do Parque.

HUB UFRJ

O HUB UFRJ é um laboratório em rede de projetos experimentais que pretende ser referência para a comunidade acadêmica da UFRJ, que tem interesse em empreender e impactar a sociedade através de descobertas científicas e tecnológicas. A partir de um espaço físico onde é possível compartilhar recursos, equipamentos e serviços, um núcleo composto e gerido por alunos e professores transformará o conhecimento adquirido na Universidade em inovações e atividades empreendedoras com características de Makerspace (oficina de uso coletivo), FabLab (oficina de projetos digitais) e MediaLab (laboratório para projetos interdisciplinares em diversas áreas como design, artes, comunicação etc).

Assim, o espaço busca ser referência para aqueles que queiram inovar em suas áreas e precisam de suporte para o desenvolvimento das atividades, promovendo uma rede de apoio a projetos sociais, startups e projetos colaborativos.