Está chegando o Hackathon em Saúde da Fiocruz, nos dias 26 e 27/11, no campus da Fundação, em Manguinhos. Será a primeira maratona tecnológica de desenvolvimento de aplicativos e games para o sistema de saúde pública realizado pela instituição. As inscrições estão abertas de 10 a 23/10 e podem participar equipes de programadores, desenvolvedores, designers e demais interessados em criação de sistemas e interfaces.

O Hackathon em Saúde terá cinco desafios, divididos nas modalidades apps e games. Cada um aborda um tema diferente relacionado à ciência, tecnologia e saúde, ligados diretamente a áreas de atuação da Fiocruz. Na modalidade app, os temas são Rede Global de Bancos de Leite Humano, Monitoramento e Controle de Vetores e Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). Na modalidade jogos, os temas são Acesso Aberto ao Conhecimento e Circuito Saudável.

É possível conhecer melhor cada um desses temas nos depoimentos gravados com pesquisadores e profissionais dessas áreas. Os vídeos estão disponíveis no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, no Youtube.

Todos os participantes selecionados serão convidados para uma capacitação gratuita na plataforma IBM Bluemix, nas semanas que antecedem o evento. Durante a maratona, além da competição de desenvolvimento, haverá atividades culturais, de lazer e de saúde abertas a todos os participantes.

Os prêmios para a equipe vencedora do Hackathon em Saúde incluem apoio para participação na próxima Campus Party, em 2017, em São Paulo; um curso de desenvolvimento ágil de softwares por meio da plataforma Scrum Half; curso presencial e à distância em Data Science e Big Data Analytics; e, mentoria técnica sobre o IBM Bluemix e negócios, com especialistas da IBM, que é uma das parceiras do evento.

Maratona tecnológica

O termo hackathon resulta de uma combinação das palavras inglesas hack (programar de forma excepcional) e marathon (maratona). A maratona durará dois dias e os participantes terão um ambiente estimulante para conhecer outros profissionais da área, fazer networking e participar de um projeto colaborativo para proposição de soluções práticas relacionadas à saúde e ao bem-estar da população. Para se inscrever, acesse o site do evento.

hackathon interna

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ