pctO INPI disponibilizou no seu portal uma série de 29 vídeos sobre o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em inglês), produzidos pela Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI) e traduzidos pelo Instituto. Os vídeos explicam, entre outros tópicos, os fundamentos, etapas, procedimentos, taxas e vantagens do sistema PCT.

O PCT é um tratado multilateral que permite requerer a proteção patentária de uma invenção, simultaneamente, num grande número de países, por intermédio do depósito de um único pedido internacional de patente. Esse tratado é administrado pela OMPI  e conta com 150 países signatários (até julho de 2016), entre eles o Brasil. O seu principal objetivo é simplificar e tornar mais econômica a proteção das invenções quando esta for solicitada em vários países. Um pedido PCT pode ser apresentado por qualquer pessoa que tenha nacionalidade ou seja residente em um Estado membro do tratado.

Veja aqui a série de vídeos do INPI sobre o PCT.