vallourecPara levar novas soluções ao mercado de óleo e gás (OCTG) e reforçar a política de investimentos em inovação, a Vallourec lançou o Concurso Design Competition. Primeira vez utilizada pela empresa como ferramenta para geração de ideias, a competição lançou o desafio aos universitários de elaborar um protótipo para possível aplicação no mercado. Nesta primeira edição, seis equipes de universitários apresentaram a uma comissão de especialistas em Logística, Marketing, P&D e Vendas da Vallourec projetos relacionados a uma nova configuração de embalagem para otimização logística e de armazenamento dos tubos OCTG.

Criatividade, viabilidade técnica, apresentação e custo total da solução foram os critérios que nortearam a decisão da equipe técnica. De acordo com o gerente de Vendas da Vallourec, Fábio Yoshida, o foco do Design Competition é o desenvolvimento de ideias, potencialmente disruptivas, vindas de pessoas de fora da empresa, o que elimina vícios mercadológicos e podem criar um novo parâmetro de mercado. “A ideia é fazer uma troca entre as visões das universidades e dos negócios do dia a dia da indústria. Este intercâmbio, do qual emergem excelentes propostas, podem promover uma transformação na visão mercadológica, e pode, inclusive, após o desenvolvimento interno destas ideias básicas, apresentar propostas viáveis aplicáveis à realidade do setor”.

O estudante Caio Swan de Freitas, do 9º período do curso de Engenharia Naval da UFRJ, foi o vencedor desta primeira edição do concurso. Ele sugeriu o desenvolvimento de suportes a serem instalados na tubulação a fim de facilitar o transporte e o armazenamento.

O projeto, eleito pela simplicidade e pela flexibilidade das embalagens, foi apresentado no dia 31 de maio, no Vallourec Competence Center Rio, Parque Tecnológico da UFRJ localizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Como incentivo, o universitário ganhou um prêmio de 5 mil reais.

De acordo com o ganhador, algumas teorias que ele aprendeu em sala de aula ficaram mais claras durante as etapas do Design Competition. “A iniciativa me inspirou a resolver um problema real com base nos estudos acadêmicos. Assim, os caminhos se encaixaram. A partir da visão global do problema, procurei traçar as soluções mais simples possíveis respondendo a todas as variáveis sem que nenhuma delas caísse qualitativamente. Consegui, então, o benefício da agilidade e da segurança”, destaca.

Apesar de a comissão técnica ter elegido um ganhador, todas as ideias serão consideradas. Segundo Vinícius Cotta, gerente de Logística da Vallourec, a equipe que avaliou os projetos vai fazer um híbrido de tudo o que foi proposto. “As seis ideias foram excelentes e nos fizeram enxergar, por uma ótica diferente, os problemas do dia a dia. Os próximos passos envolvem a criação de um grupo de trabalho para enriquecer e adaptar as ideias captadas, aplicando-as à realidade do negócio para agregar ainda mais valor ao produto da Vallourec”.

O Design Competition integra o Plano de Performance da Vallourec, que tem como premissa, entre outras, um incremento de 20% de produtos ligados à inovação até 2020.

Sobre a Vallourec

A Vallourec é líder mundial em soluções tubulares Premium, fornecendo principalmente para os mercados de energia (Óleo & Gás, geração de energia). Sua experiência estende-se também ao setor industrial (incluindo mecânico, automotivo e construção). Com usinas integradas em mais de 20 países e um avançado setor de Pesquisa e Desenvolvimento, a Vallourec oferece aos seus clientes soluções inovadoras em todo o mundo para responder aos desafios energéticos do século 21.

 

FONTE: TNPETRÓLEO

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ